Castelo Branco quer 20% da cidade a andar de bicicleta



Dentro de uma década, 20% da população de Castelo Branco deverá andar de bicicleta. Pelo menos, este é o objectivo de um projecto da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, que, desde Abril do ano passado, tem levado várias acções de sensibilização às 45 escolas da cidade, no sentido de convencer as novas gerações a deslocarem-se de forma mais eficiente.

A maioria das vias em Castelo Branco tem declives baixos, fáceis de vencer, o que facilita o uso das bicicletas, que, para os investigadores, são “um transporte com futuro”. A maioria das famílias na cidade tem, pelo menos, uma bicicleta em casa, mas não tem o hábito de a utilizar, optando pelo carro para as deslocações urbanas diárias. Para que não haja desculpas, o projecto Mobilidade Casa – Escola, em colaboração com a Associação de Cicloturismo de Castelo Branco, vai ainda ensinar jovens e adultos a andar em duas rodas.

Amanhã, segunda-feira, e terça-feira, os resultados da iniciativa estarão expostos durante o Seminário Sustentabilidade nas Deslocações Casa – Escola, na Biblioteca de Castelo Branco, que reúne especialistas do sector. A Câmara Municipal vai assinar ainda a carta internacional da organização Walk 21, de promoção da circulação pedonal, tornando Castelo Branco na primeira cidade portuguesa a fazê-lo. A autarquia assinará ainda a Carta Municipal de Direitos dos Peões, já subscrita por Lisboa, adianta o Público.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...