Mapbox mostra Planeta em tempo real
No Google Earth é sempre Verão – e está sempre sol. A ferramenta é fascinante e viciante, mas está longe de ser uma alternativa para quem quer saber com o que pode contar, em termos meteorológicos, em diferentes partes do mundo.
Foi este o ponto de partida para o lançamento da Mapbox, um projecto que utiliza o satélite Landsat 8, da NASA, para revelar a superfície do Planeta, em tempo real e com uma resolução incrível.
“É algo que não existia antes”, explicou ao City Lab Camilla Mahon, engenheira de imagens na Mapbox e que ajudou a lançar o projecto. “Esta é uma das maneiras mais rápidas de conseguirmos arranjar as imagens, e é isso que nos permite fazer tudo em tempo real. Todos têm interesse em ver o mundo tal como ele está num determinado momento”.
Todos os locais visualizados têm 16 ou menos dias. As etiquetas que indicam as cidades ou as estradas foram incluídas através do software gratuito OpenStreetMap. “Todos têm os dados para fazer este tipo de mapa. Estamos a tentar um ecossistema onde a imagem geoespacial possa ir para um mapa e ser utilizada imediatamente”, explicou Charlie Loyd, engenheiro da Mapbox.
Segundo Loyd, dentro de cinco anos os mapas em tempo real serão tão comuns como vídeos no YouTube. “Agora ainda parecem futuristas”, concluiu.
[nggallery id=1636 template=greensavers]