Ex-presidente da Greenpeace Espanha lança movimento político verde



O ex-presidente da Greenpeace Espanha, Juan López Uralde (à direita), lançou ontem um novo movimento político ambiental espanhol. O novo projecto chama-se Fundação EQUO e foi apresentado na sede do Parlamento europeu, em Bruxelas, por Daniel Cohn-Bendit e Monica Frassoni, ambos de partidos “verdes” europeus.

Uralde justificou a criação da Fundação EQUO com o facto do movimento ambiental espanhol estar “atomizado”, o que tem impedido o seu sucesso político.

“[Queremos] abrir um espaço político verde relevante em Epanha e [atrair] não apenas aquela parte da opinião pública mais preocupada com os temas relacionados com o meio ambiente, mas a generalidade dos cidadãos críticos e que estejam fartos do modelo que nos está a levar para uma crise ambiental e social cada vez maior”, disse Uralde ao El Mundo.

Ainda de acordo com o ex-presidente da Greenpeace Espanha, as políticas ambientais do Governo espanhol “desapareceram” em 2008, o que acabará por justificar também o lançamento de ontem.

“Há que construir um movimento [unido que ofereça esperança à sociedade espanhola e que combine a sustentabilidade ambiental e a equidade social]”, revelou também Uralde.

Segundo Daniel Cohn-Bendit, a Espanha precisava desta força política verde. “Ou se uniam ou não podiam ser eleitos”, revelou.

“Há que criar uma realidade que vá mais além dos pequenos grupos [verdes] que têm o costume de não ver mais além dos seus próprios problemas, mas à frente dos seus narizes”, explicou ainda o político alemão.

Apesar da apresentação oficial de ontem, a Fundação EQUO apenas deverá torna-se um movimento político oficial e consolidado em 2012.

Veja o vídeo de despedida de Uralde da direcção da Greenpeace, há uns meses, e onde o responsável faz o resumo de dez anos na organização.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...