Consórcio cria compósitos de cortiça para comboios de última geração



O consórcio formado pela Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim, a Alstom Portugal, o ISQ e o PIEP, está a desenvolver novos componentes de compósitos de cortiça para aplicar em comboios de muito alta velocidade. O projecto EcoTrain tem como objectivo desenvolver soluções mais ecoeficientes, leves e confortáveis, nomeadamente no que toca a pisos, painéis laterais e divisórias, explica o comunicado de imprensa.

A utilização desta matéria-prima sustentável no sector ferroviário permitirá reduzir as emissões de CO2 e o recurso a matérias-primas fósseis, para além de aumentar o conforto térmico e acústico, assim como o valor das exportações de um recurso natural fundamental para a economia nacional. A iniciativa, que está em conformidade com o novo quadro normativo europeu para a indústria ferroviária, contribuirá ainda para a valorização do montado de sobro, um ecossistema endógeno rico e de elevada importância.

O desempenho térmico e acústico da cortiça, a resistência ao fogo, a manutenção de todas as qualidades ao longo da sua vida útil e a elevada resistência ao desgaste, aliados às inúmeras vantagens ambientais que advêm da sua utilização, são os principais factores que explicam o recurso a este material.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...