Robôs vão patrulhar ruas do Dubai em 2017
Robôs semelhantes ao do filme Robocop (na foto) vão patrulhar as ruas do Dubai a partir de 2017, segundo afirmaram as autoridades deste emirado ao Khaleej Times. Numa primeira fase, as máquinas serão operadas por humanos; em 2020, deverão ser autónomas.
A notícia, que parece ter saído de um filme de ficção científica, avança que os robôs poderão monitorizar centros comerciais a ajudar as forças policiais em determinadas operações. De acordo com as autoridades locais, a tecnologia já está a ser produzida e foi desenhada para ajudar a controlar o aumento populacional.
“As pessoas poderão fazer-lhes perguntas e apresentar queixas”, explicou o coronel Khalid Nasser Alrazooqi, do departamento de Serviços Inteligentes da Polícia do Dubai. “Os robôs irão interagir directamente com a população e turistas”.
Dentro de cinco anos, completou, os robôs deixarão de ter intervenção humana. No ano passado, recorde-se, Stephen Hawking afirmou que as máquinas inteligentes irão ditar o “fim da raça humana”. Também Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou que o planeta “arrisca-se a que algo de perigoso aconteça” caso as máquinas com inteligência artificial cheguem dentro de cinco anos às ruas.
Foto: JD Hancock / Creative Commons