Brasil: EDP acerta financiamento para parque eólico no Rio Grande do Sul
EDP Renováveis estabeleceu uma estrutura contratual de project finance com o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social do Brasil para um parque eólico naquele País.
De acordo com um comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), citado hoje por vários jornais, em causa está o parque eólico de Tramandái, no Estado do Rio Grande do Sul, que terá 70 MW.
O parque eólico, de resto, está já em funcionamento desde Maio. “[O parque eólico de Tramandaí] representa um marco significativo no desenvolvimento da EDPR na América do Sul, ao ser o primeiro parque desenvolvido e construído pela empresa no Brasil”, explicou em comunicado a empresa liderada por Ana Maria Fernandes.
“[O Brasil representa] um forte potencial [de desenvolvimento de energia, em virtude] do elevado recurso eólico”, ainda de acordo com a mesma fonte.
Segundo Diogo Cabral, da direcção de relações com investidores da EDPR, a empresa não tem previstos novos investimentos para o Brasil nos próximos tempos, uma vez que há já “vários em curso”.
A dívida de longo prazo agora contratada totaliza 103,1 milhões de euros (228 milhões de reais), sendo expectável que o encaixe desta operação ocorra no terceiro trimestre de 2011.