A água da chuva é potável? Não.

A pergunta é simples, a resposta também. A água da chuva não é potável por uma razão: no caminho que separa a formação das gotículas, nas nuvens, e o chão, existem substâncias na atmosfera. Estas substâncias podem ser tóxicas, especialmente se vivermos numa grande cidade ou centro industrial.
Segundo a Super Interessante, a chuva carrega poluentes da queima de combustíveis, como o benzeno, que é cancerígeno. É por isso que a chuva deixa o ar mais limpo, porque varre todas estas substâncias do céu.
Se vive longe dos centros urbanos, a situação é idêntica. É certo que o ar, em princípio, é mais limpo, mas as nuvens podem vir da cidade.
Há um caso que explica esta teoria. Em 1881, a chuva ácida chegou aos lagos noruegueses, trazendo partículas de carvão da Inglaterra, a mil quilómetros de distância.
No Brasil, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo mostrou que os poluentes gerados nesta cidade podem espalhar-se até 350 km, em caso de ventos fortes. Para além disso, a água da chuva das nuvens formadas no campo podem ter excesso de cálcio e potássio.
As nuvens do litoral, por seu lado, têm sódio, o que pode causar hipertensão e problemas de coração, entre outros.