A aranha que tece fios de ouro

As suas grandes teias douradas servem para atrair as presas, mas há quem já tenha utilizado os fios tecidos por estas aranhas para criar roupa, e o resultado foi fascinante.

Muitas vezes confundida com uma criatura perigosa, a aranha australiana com uma orbe dourada é, na verdade, inofensiva para os humanos. Elas têm uma carapaça vermelha escura (a “cabeça”), um abdómen de cor creme e pernas com faixas amarelas. Os machos são muito pequenos e geralmente difíceis de localizar na teia da fêmea. Estas aranhas existem por toda a Austrália, construindo grandes teias de seda amarela que brilham como ouro à luz do sol.

A Nephila edulis constrói grandes teias orbitais que têm entre 0,5 e 1 metro de diâmetro, usando uma seda de cor amarela que leva ao nome comum de “aranha de tecelagem de orbe dourada”.
As aranhas com orbe dourada australiana permanecem permanentemente nas suas teias, que são estruturas permanentes que funcionam como um dispositivo de captura de presas durante o dia e a noite.

Como consequência, tanto as fêmeas jovens quanto as adultas estão possivelmente mais expostas aos predadores de caça diurna por períodos relativamente longos de tempo, e as suas teias estão expostas a danos de pássaros, mamíferos e grandes insetos.

 

 

Tecido feito de teia de aranha

Três anos, 1,2 milhões de aranhas Golden Orb Weaver coletadas individualmente nas terras altas de Madagascar e muitas horas de trabalho intensivo por trabalhadores especialmente qualificados.

O resultado é fantástico e único.

Um grande tecido bordado à mão, feito exclusivamente de seda de aranha.

 

Várias adaptações físicas e comportamentais resultaram para minimizar os efeitos da exposição destas aranhas aos predadores.

Em primeiro lugar, as teias são protegidas por uma forte teia de “barreira” em um ou ambos os lados, uma espécie de extensa rede aleatória feita por detritos de plantas e carcaças de insetos aglomeradas com seda. Esta teia de “barreira” pode protegê-los de grandes predadores aéreos, como pássaros.

Além disso, as fêmeas costumam agregar-se umas às outras de modo a que suas teias se tornem interconectadas, reduzindo ainda mais a predação. No entanto, os resultados de estudos para examinar a função desse comportamento são contraditórios.
Enquanto alguns estudos indicam que o comportamento de agregação tem benefícios positivos para a eficiência de captura de presas e reduz a predação aérea, outros resultados sugerem que a “aglomeração de teia” é um processo aleatório influenciado pela densidade populacional e resulta em menor sucesso de predação.

Como a maioria dos tecelões de orbe diurnos, Nephila edulis são oportunistas, alimentando-se de qualquer presa adequada que adere à sua teia. No entanto, às vezes são predadores seletivos e evitam ou removem insetos específicos das suas teias sem se alimentar deles. Isso inclui alguns tipos de vespas, formigas aladas, borboletas, ou alguns besouros que produzem secreções desagradáveis.

As fêmeas de Nephila edulis são capazes de lidar com uma grande variedade de presas, de cerca de 2 mm de comprimento até insetos maiores e mais pesados ​​que elas. Muito ocasionalmente, pequenos pássaros e morcegos são apanhados na teia, mas não se sabe se são comidos pelo hospedeiro.

Quando uma presa adere à sua teia, as aranhas de teia dourada australiana aproximam-se da presa com vibrações de teia e adaptam o seu comportamento de ataque de acordo com o tamanho da presa. As presas pequenas são simplesmente “agarradas e removidas” da teia, enquanto as presas grandes são mordidas pela aranha residente, que então espera que o veneno subjugue a presa antes de ser cortada da teia e embrulhada em seda.

A aranha australiana com orbe dourada existe nas ilhas Cocos Keeling, Papua Nova Guiné, Nova Caledônia, Nova Zelândia e Austrália, incluindo a Tasmânia.

Na Austrália, a Nephila edulis é comumente encontrada em todo o país, em florestas abertas e matagais, mas também pode ser encontrada em vegetação densa e perto de pequenos cursos de água. As teias dessa espécie costumam ser encontradas entre arbustos e árvores, mas as aranhas australianas com orbes douradas às vezes constroem as suas teias contra edifícios e outras estruturas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...