A biodiversidade é essencial para termos um bom café



Se o café faz parte do seu dia a dia, fique a saber que a biodiversidade, e mais especificamente dois animais, têm um papel fundamental no seu crescimento. É graças ao trabalho dos pássaros e das abelhinhas que nascem grandes e abundantes grãos de café, revela um estudo da Universidade de Vermont. Estas espécies, que por vezes viajam até milhares de quilómetros, protegem e polinizam o café.

A equipa analisou 30 terrenos com cultivo de café da espécie coffea arabica, a principal cultura do mundo. Foram registados os dados de quatro cenários, um com a presença de abelhas (polinização), outro com a presença de pássaros (proteção contra pragas), um com a presença em dos dois (o natural) e outro sem nenhum.

Os resultados sugerem que os benefícios são superiores quando “trabalham” em conjunto, do que de forma individual. Sem estas espécies, as colheitas cairiam cerca de 25%, o equivalente a 975 euros por hectare, revelam os autores.

“Uma razão importante pela qual medimos estas contribuições foi para ajudar a proteger e conservar as muitas espécies das quais dependemos, e que às vezes damos como garantidas”, afirma a autora Natalia Aristizábal. “Pássaros, abelhas e milhões de outras espécies sustentam as nossas vidas e meios de subsistência, mas enfrentam ameaças como a destruição do habitat e as alterações climáticas”, alerta.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...