As crias dos cagarros precisam de si. Quer ajudar?

O cagarro (Calonectris borealis) é uma espécie de ave marinha da qual 75% da população nidifica na Região Autónoma dos Açores. Nesta época, entre os meses de outubro e novembro, as crias dos cagarros começam a sair do ninho e a preparar-se para os seus primeiros voos. No entanto, a poluição luminosa provocada pelas luzes que iluminam as ruas e os edifícios causam muitas vezes a sua desorientação.

É com base neste acontecimento, e com o objetivo de salvar a vida e contribuir para a conservação destas aves, que a Campanha “SOS Cagarro” arranca mais um ano de atividade. De acordo com a SPEA Açores, esta iniciativa tem como objetivo “patrulhar locais críticos de quedas durante a noite e recolher os cagarros caídos, que desorientados podem colidir contra obstáculos e ficar incapacitados para levantar voo novamente com sucesso. Desta forma, evitamos que estes cagarros fiquem nas ruas e estradas, vulneráveis à predação ou atropelamento”. As crias são depois devolvidas à natureza, na manhã seguinte.

A campanha irá decorrer a partir do dia 20 de outubro, no ilhéu de Vila Franca do Campo, conhecido como “Anel da Princesa”, entre os horários das 20:00 e das 2:00 horas da manhã. Para participar, inscreva-se no seguinte formulário.

A “SOS Cagarro” tem a coordenação da Direcção Regional dos Assuntos do Mar do Governo dos Açores, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e com os Serviços de Ambiente e Parques Naturais.

 



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.