A Flor-do-Beijo é tão delicada que está em risco de desaparecer para sempre

A natureza nunca para de nos surpreender, e a Palicourea elata, ou Flor-do-Beijo é um desses exemplos.

Não há que enganar, quando se olha para esta flor a associação a dois lábios é imediata, o que nos poderá querer levar logo uma para casa, mas é cada vez mais difícil encontrar estas flores, elas só crescem em condições climáticas muito delicadas, e podem ser encontrados principalmente em países da América Central e do Sul, como Colômbia, Costa Rica, Equador e Panamá. Há diversos formatos e formas, mas todas elas parecem lábios prontos a beijar.

Devido ao desmatamento descontrolado dos seus habitats naturais, agora é difícil encontrar uma Flor-do-Beijo. Existem muitas imagens disponíveis por enquanto, mas em breve elas farão apenas parte da nossa memória. Contudo, existem esforços de conservação para aumentar o número das plantas, mas é bastante difícil e caro, o que se traduzirá, provavelmente, num desaparecimento da flor daqui a pouco tempo.

Pode-se pensar que a parte vermelha que parece lábios beijáveis ​​são as flores da planta. Na verdade não. Eles estão lá apenas para atrair polinizadores, incluindo borboletas e beija-flores. Assim que as flores estiverem prontas para florescer, a parte vermelha vai desaparecer. A planta também produz frutos ovais que podem ficar azuis ou pretos quando amadurecem.

Algumas plantas consideradas ameaçadas de extinção são reproduzidas em certas condições climáticas. No entanto, para a Palicourea elata, pode ser mais do que um desafio. As condições devem ser muito específicas. O tempo tem de ser quente e húmido, sem exposição direta ao sol, caso contrário, não crescerá da maneira que deveria.

Para além de ser muito procurada para oferecer à pessoa amada, esta planta também tem aplicações na saúde, o que aumentou a procurar. As cascas e folhas são utilizadas no tratamento de erupções cutâneas, problemas de ouvido e tosse. Existem também algumas tribos no Panamá que a utilizam para tratar a dispneia.

A Palicourea elata é uma planta tão bonita com uma qualidade única. A parte triste é que pode desaparecer rapidamente. Portanto, os governos da América Central e do Sul devem intervir e encontrar uma forma de preservar esta beleza para as gerações futuras. Se o seu habitat natural continuar a ser desflorestados o fim desta planta poderá estar para breve.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...