A maior escultura de sempre feita com materiais reciclados
Os fait divers também têm lugar no Green Savers, sobretudo quando, como é o caso, chamam a atenção para boas práticas responsáveis.
Isto porque cinco mil alunos do ensino básico da cidade de Granada, no Sul de Espanha, contribuíram para a recolha de 65 mil embalagens Tetra Pak – dá 13 por cada aluno – para construir o maior castelo… de embalagens do mundo.
O feito colocou a cidade no livro dos Records do Guinness para a maior escultura feita de materiais reciclados e, muito mais importante, contribuiu para espalhar a mensagem da importância da reciclagem para milhões e milhões de pessoas que vão ler a notícia e ver o vídeo da construção do castelo.
Segundo o Protege o que é Bom, para reunir todos os pacotes de leite necessários o município de Granada organizou um concurso nas várias escolas da região, tendo sido premiadas três destas.
Assim, os alunos da escola vencedora – a Ramón y Cajal de Ogíjares – recolheram 4.500 embalagens de leite. “Os objectivos deste projecto consistiam em promover a reciclagem de embalagens e de todos os resíduos que se destinam ao ecoponto amarelo e incentivar as crianças a reciclarem. De um modo geral, todos os objectivos foram cumpridos”, explicou Pilar Peramos, vereadora da autarquia de Granada com o pelouro do Meio ambiente.
Depois, o castelo foi desenhado e construído pelos estudantes da Escola Superior de Arquitectura da Universidade de Granada.
Falta dizer que o castelo, que chegou aos 29 metros de comprimento e 7 metros de altura, foi uma iniciativa da autarquia de Granada e da Resur Granada, empresa responsável pelo tratamento dos resíduos sólidos urbanos da região.
Terminamos com uma sugestão. Para quando uma categoria do livro do Guinness dedicada, unicamente, a recordes ecológicos ou sustentáveis?