A rara e cintilante Flor de Jade

De uma beleza única em tons de azul esverdeado, a Flor de Jade cresce em Videiras de Jade (Strongylodon macrobotrys). Estas videiras consistem em cachos pendurados de flores cintilantes em forma de garra. Os enormes aglomerados pendentes são suspensos das hastes torcidas, semelhantes às glicínias, com folhas verdes cerosas.

Infelizmente o habitat natural, nas Filipinas, da videira de jade está ameaçado pelo desmatamento e degradação geral, sendo mais comum encontrar esta flor em estufas.

Na natureza estas flores são polinizadas por morcegos, atraídos pela luminosidade brilhante das flores no crepúsculo. O morcego fica de cabeça para baixo e bebe o néctar das flores enquanto roça o topo da cabeça contra o pólen. Esse pólen é então deixado na parte feminina da próxima flor que o morcego visita, e a polinização ocorre.

Também é possível cultivar videira de jade como planta de casa, se puder fornecer as condições de cultivo adequadas. A flor só nasce a partir do segundo ano de crescimento da videira, e o caule desta tem de ter pelo menos 2,5 cm de diâmetro.

O cuidado da videira de jade exige que a planta receba muita luz solar direta e temperaturas acima de 15 ° C, pois temperaturas mais baixas podem danificar as raízes.

Embora a planta prospere em alta humidade, ela tolera a humidade normal do ambiente.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...