Abandonar um carrinho de compras é pior para o planeta do que se imagina



Uma nova investigação da WMG da Universidade de Warwick descobriu que a pegada de carbono da recolha e renovação de carrinhos abandonados equivale a duas viagens de avião de Londres a Nova Iorque e volta.

“Milhares de carrinhos de compras são abandonados no Reino Unido todos os anos. Quando se multiplica o impacto de carbono da recolha de cada um deles, torna-se significativo e preocupante”, explica Neill Raath, professor assistente da WMG, Universidade de Warwick, que liderou a investigação.

Apesar dos supermercados terem introduzido uma série de métodos para impedir que os carrinhos de compras saiam das suas instalações, incluindo ranhuras para moedas e mecanismos de bloqueio das rodas, mais de 520 000 continuam a ser abandonados no Reino Unido todos os anos, de acordo com o fabricante global de carrinhos e equipamentos de retalho, Wanzl.

Os supermercados dependem de serviços de recolha comerciais, que normalmente utilizam carrinhas a diesel para inspecionar áreas suburbanas, para recolher e devolver os carrinhos. Os investigadores da WMG avaliaram o impacto ambiental para calcular o custo total do abandono de um carrinho.

Recolha versus fabrico

Os investigadores analisaram o impacto ambiental dos carrinhos ao longo de todo o seu ciclo de vida (desde a produção até à eliminação, incluindo a recuperação), com foco na atividade de carrinhos abandonados na área local de Coventry (incluindo o Cannon Park Shopping Centre e o campus da Universidade de Warwick).

Os serviços de recolha relataram a recolha de aproximadamente trinta carrinhos por semana na área, com uma estimativa de cem carrinhos por ano enviados para recondicionamento através de regalvanização (um processo de revestimento de zinco para prevenir a corrosão).

Ao longo do ciclo de vida de um carrinho de Coventry, a recolha representou 1% do impacto ambiental e o recondicionamento outros 8%. A fabricação do carrinho é a parte mais cara do seu ciclo de vida, principalmente devido à construção da estrutura de aço.

Extrapolando isso para os dados mais recentes de 520 000 carrinhos abandonados no Reino Unido em 2017, se os recolhêssemos todos com carrinhas, isso poderia emitir o equivalente a 343 toneladas de CO₂ (o equivalente anual a conduzir oitenta carros a gasolina). Se recondicionássemos apenas 10% desses carrinhos, isso quase duplicaria essas emissões.

Embora isso possa parecer ruim, usar serviços comerciais para recolher carrinhos abandonados era mais eficiente em termos de carbono do que perdê-los em serviço e ter que fabricar substitutos.

Raath afirma: “descobrimos que um carrinho teria de ser recolhido 93 vezes por uma carrinha a diesel para ter o mesmo impacto ambiental que a fabricação de um novo”.

Economia circular: uma solução mais sustentável

Estes resultados indicam-nos que evitar o abandono de carrinhos e mantê-los em uso pelo maior tempo possível deve ser uma prioridade não apenas para os supermercados, mas também para o público.

Isso também reforça os benefícios da economia circular. Se um carrinho for abandonado, é muito melhor recolhê-lo e recondicioná-lo do que deixá-lo fora de uso e fabricar um novo. Dessa forma, 92 a 99% do impacto ambiental poderia ser evitado.

Raath explica que, “embora seja improvável que possamos impedir o abandono de carrinhos, esperamos que da próxima vez que as pessoas virem um carrinho num beco ou num arbusto do parque, considerem o impacto ambiental de deixá-lo sem uso”.

Marc Radforth, da Wanzl, conclui: “A Wanzl está empenhada em reduzir o impacto do abandono de carrinhos no ambiente, em parte oferecendo serviços para retalhistas, como o Trolleywise e o Reviva. Estamos a trabalhar em colaboração com os retalhistas para continuar a procurar formas de reduzir ainda mais a perda de carrinhos e as necessidades de substituição dos mesmos”.






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