Abelhas constroem ninhos a partir de plástico usado

Se o Homem, muitas vezes, não consegue lidar com a reciclagem de plástico, então devemos olhar para as abelhas – ou, na verdade, um grupo muito específico de abelhas, que constroem os seus ninhos em cavidades acima do solo, utilizando vários materiais não-naturais, como plástico usado.

De acordo com um estudo de cientistas da York University, Reino Unido, e University de Guelph, no Canadá, publicado no jornal da Ecological Society of America’s, há cada vez mais materiais modernos – e trabalhados pelo homem – nos ninhos de abelhas. “Durante uma inspecção de ninhos em tubo descobrimos materiais não-naturais construídos em ninhos de, pelo menos, duas espécies diferentes”, explica jornal.

Para além de plástico, há ninhos feitos com matérias naturais, como folhas, lama e pequenos seixos. Mas foi o plástico que chamou a atenção dos investigadores e os levou a prosseguir o estudo.

Segundo os cientistas, as abelhas estão a utilizar diferentes tipos de plástico que se assemelham com materiais naturais que estas normalmente utilizam – como folhas ou resina – construído os seus ninhos com eles.

Na verdade, esta nova tendência não ocorre, unicamente, porque os materiais naturais não se encontram disponíveis. As abelhas investigadas construíram os seus ninhos com plástico usado apesar de, nesses locais, elas terem acesso a folhas e outros materiais naturais. Talvez elas tenham percebido que, se o Homem não recicla os materiais que constrói, então o melhor é aproveitarem, elas próprias este recurso.

Foto:  Sir Mildred Pierce / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...