Ação de sensibilização na Mouraria recolhe 22 mil beatas do chão



No passado dia 12 de outubro, a Zero Waste Lab angariou 30 voluntários que percorreram as ruas da Mouraria para recolher beatas do chão, sensibilizar a comunidade e levar à reflexão entre transeuntes e até turistas. A ação decorreu no âmbito do projeto BIPZIP Lixo Zero Mouraria, em conjunto com a Renovar a Mouraria e a Grace.

Em apenas três horas, os voluntários recolheram mais de 22 000 beatas. Segundo a associação, apesar de parecer impressionante, este número é baixo, dado que, em média, são atiradas ao chão sete mil beatas por minuto. As 22 000 beatas recolhidas representam, assim, pouco mais de três minutos de lixo.

Para incentivar à colocação da beata no cinzeiro e não no chão, foram ainda colocados beatões provisórios em alguns locais estratégicos do bairro.

A associação Zero Waste Lab indica que os sistemas de saneamento básico que recolhem as águas pluviais estão dimensionados e concebidos para água pluviais e não lixo, plásticos ou beatas. No entanto, é frequente as sarjetas receberem mais que apenas água da chuva, que arrasta águas contaminadas e vários tipos de lixo, nomeadamente beatas. Embora exista um tratamento simples antes de as águas residuais serem lançadas nos cursos de água ou no mar, o sistema não está preparado para a carga de contaminantes de que é alvo, nem para a tipologia de lixo ali presente, em especial o de reduzida dimensão, acabando por ser lançado diretamente ao mar. Assim, é “importante ganhar consciência de que as beatas deitadas ao chão acabam facilmente nas sarjetas sendo assim encaminhadas até ao mar, contaminado o ciclo da água”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...