Açores: ilha de Santa Maria está ser colonizada por burriés



A espécie invasora de caracol marinho Phorcus Sauciatus, conhecida popularmente como burrié, está a colonizar a ilha de Santa Maria e os investigadores estiam que chegue rapidamente a todas as outras ilhas do arquipélago dos Açores.

Esta espécie, de grandes dimensões e que, apesar de ser um caracol marinho, “se move a uma relativa velocidade” está a “colonizar a costa de Santa Maria a uma velocidade assombrosa”, afirmou à agência Lusa Sérgio Ávila, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores, cita a Rádio Lages.

“São cerca de 1,5 a dois quilómetros por ano que ela se está a afastar relativamente ao ponto de introdução”, explica o investigador e também autor do estudo sobre o aparecimento desta espécie invasora nos açores. O estudo foi recentemente publicado na revista científica britânica Journal of Molluscan Studies.

De acordo com Sérgio Ávila, a espécie invasora terá chegado a Santa Maria entre 2008 e 2010, mas apenas foi identificada no verão de 2013. A chegada de uma espécie invasora a uma ilha é “muito difícil, muito raro mesmo”, aponta o investigador. Estima-se que actualmente existam milhares de burriés em Santa Maria e que cheguem rapidamente às outras ilhas, que proporcionam um excelente habitat para a espécie.

Os burriés são concorrentes directos das lapas, já que ambas as espécies vivem entre marés. Daí que se preveja um impacto negativo sobre a população de lapas do arquipélago açoriano. Porém, o investigador da Universidade dos Açores rejeita a hipótese de delapidação da espécie. “Em Inglaterra, estas espécies são extremamente abundantes, têm densidades bastante superiores àquelas que nós estamos a encontrar em Santa Maria e vivem lado a lado com as lapas e existem também outras espécies”, explica Sérgio Ávila.

O biólogo enviou já uma proposta ao Governo Regional dos Açores para que seja feito um estudo que verifique o impacto da colonização dos burriés na população de lapas bem como um estudo de viabilidade económica de burriés nos Açores que até agora têm um consumo residual.

Foto: zwigmar / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...