Agroindustrial do Centro integra projeto para melhorar setor dos bioprodutos



A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) participa num projeto que tem como objetivo a melhoria e o desenvolvimento do setor dos bioprodutos, através da criação de um novo perfil profissional.

O projeto Byp4Dev visa a criação do “especialista em bioprodutos e valorização de resíduos do setor agroalimentar, através do desenvolvimento de um currículo comum e uma abordagem de aprendizagem/formação que permitirá ao profissional do setor agroalimentar responder às necessidades e oportunidades” deste subsetor.

O projeto junta vários parceiros de diferentes países, com múltiplas valências e experiência no setor agroalimentar europeu.

Além da InovCluster, conta ainda com a FUNDECYT-PCTEX (Espanha), a Universidade HAMK (Finlândia), a EXELIA (Grécia) e a VIDZEME (Letónia).

O objetivo passa por melhorar o desenvolvimento do setor dos bioprodutos e determinar o nível real de conhecimento e de capacidades necessárias pelo público-alvo, tal como as barreiras existentes atualmente com o fim de facilitar o processo de aprendizagem/formação, criando ferramentas inovadoras adaptadas à realidade do setor.

O projeto tem como público-alvo direto os profissionais do setor agroalimentar (perfis técnicos), alunos de cursos profissionais, licenciaturas e mestrados no setor agroindustrial, e empreendedores deste setor.

O Byp4Dev é desenvolvido no âmbito do programa ‘ERASMUS+ Cooperation partnerships in vocational education and training’, com um financiamento elegível de 259.385,00 euros.

O prazo para a sua conclusão é fevereiro de 2024.

A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional, e procura a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.

Criada em 2009, conta já com 184 associados, dos quais 148 empresas, associações, instituições de ensino superior, instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ligadas ao setor agroindustrial e agroalimentar, e vários municípios da região Centro.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.