Água de Luso: quase 170 anos de história em plena harmonia com a natureza

É na Serra do Bussaco, por entre as rochas de quartzo, que nasce a centenária Água Mineral Natural de Luso. Caracterizada pela sua pureza original e pelas suas propriedades naturais, esta água de origem subterrânea profunda corre em plena harmonia com a natureza.

Desde a queda das chuvas, a água é filtrada lentamente pela Serra – um processo de filtração leva em média mil anos e acontece até centenas de metros de profundidade. Este processo permite criar uma água nobre, com características únicas, que não sofre qualquer contaminação humana ou tratamento químico.

Mas nem todas as águas são iguais. Sabia que existem três tipos de águas engarrafadas? O que as distingue são as suas propriedades naturais ou o tratamento que recebem nas unidades de engarrafamento. Dependendo da sua origem, as águas podem ser águas minerais naturais, águas de nascente e águas de consumo humano.

 

Por sua vez, a Água Mineral Natural de Luso trata-se de um produto na forma mais saudável de hidratação que a natureza oferece. A Água de Luso é composta por sais minerais e oligoelementos imprescindíveis ao organismo, que são um excelente complemento natural à dieta diária e um ótimo benefício para a saúde.

Mas a preocupação para com o consumidor não é apenas direta: a ideia de um futuro mais “verde” também se reflete no seu compromisso de sustentabilidade e de gestão sustentável deste recurso natural. O embalamento é feito no local de captação, na unidade de Engarrafamento da Água de Luso, garantindo assim com o compromisso de preservar a composição e respeitar o equilíbrio natural da água, desde o momento em que é captada até ao momento em que chega ao consumidor.

 

Ainda sem colocar a qualidade de parte, e de maneira a garantir que o consumidor tem à sua disposição uma água “à sua medida”, a Luso dispõe de uma ampla variedade de águas e formatos de embalagem. Desde as garrafas de plástico 100% recicláveis, às garrafas de vidro retornáveis – que chegam às 40 utilizações -, aos garrafões de sete litros, até à mais recente embalagem de cartão reciclável de 10 litros, com uma torneira adaptada. De realçar que o ecodesign das garrafas foi pensado para otimizar o transporte das mesmas, contribuindo assim para uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa. Também os rótulos de papel que compõem as garrafas são certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), o que indica a sua origem em florestas sustentáveis.

E para quem o tradicional não basta, a aposta da Luso chegou também às águas aromatizadas. Limão, frutos vermelhos e maçã são algumas das opções da marca para chegar aos que querem manter na sua rotina a água natural, mas arriscar numa combinação aromática e refrescante.

Em 2019 a Sociedade da Água de Luso (SAL) foi distinguida pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) com a Certificação ISO 14001:2015, uma norma que atesta as melhores práticas ambientais. No mesmo ano, foram ainda instalados 3150 painéis fotovoltaicos na unidade de Engarrafamento, o que levou a uma redução significativa das emissões de dióxido de carbono (CO2), e deu início à transição para as fontes de energia renováveis.

A proteção do Planeta é um papel de todos, sendo por isso imprescindível o papel das empresas na hora de respeitar o ambiente e os recursos que a natureza nos dá. Com quase 170 anos de história, a Água de Luso preza desde o começo pelo equilíbrio e sustentabilidade deste recurso natural.

 

Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.