Água vai ser a bebida embalada mais consumida do mundo em 2014



O número total de água engarrafada ao longo deste ano deverá ultrapassar os 300 mil milhões de litros. Desta forma, a água vai ultrapassar o chá e tornar-se a bebida embalada mais consumida do mundo em 2014.

Com o aumento da procura, os preços deverão igualmente subir. Porém, e  no que toca ao acesso à água potável, a realidade é diferente nos mercados emergentes, quando comparada com os mercados desenvolvidos.

Nos mercados emergentes, a mercantilização da água está em máximos, o que leva as empresas distribuidoras a reavaliar os seus produtos e a aumentar os preços. Esta mercantilização assume variadas formas, com os mercados emergentes da América Latina, Ásia, Médio Oriente e África a focarem-se no crescimento através da expansão da rede de distribuição e da venda unitária, refere o Euromonitor International.

Nestes mercados, a escassez de água potável torna a água engarrafada um bem de primeira necessidade, com maior valor do que outras bebidas, como os sumos, refrigerantes e outros refrescos. O preço do litro de água engarrafada reflecte esta mercantilização, oscilando entre €0,08 na Índia e €0,19 no México – o preço dos refrigerantes varia entre €0,44 e €0,92. O mesmo acontece no Médio Oriente e na África, onde o preço da água engarrafada tem crescido ao ritmo de dois dígitos anuais. Contudo, este valor não pode continuar a crescer a este ritmo, dado que o preço unitário está estagnado em €0,17 por litro.

Pagar mais para beber água

Os preços ainda baixos da unidade engarrafada devem-se à maneira como a água é embalada. Ao contrário dos mercados desenvolvidos, onde mais de 75% de toda a água engarrafada é vendida em garrafas com menos de dois litros, cerca de 60% de toda engarrafada em 2013 nos mercados emergentes foi vendida em embalagens de dois litros ou mais.

Contudo, com o aumento da procura de água engarrafada, devido à cada vez maior escassez da água potável em várias regiões do mundo, é provável que os preços da água nos mercados emergentes e pouco desenvolvidos aumentem.

Nos mercados desenvolvidos, como são os casos da América do Norte e da Europa, a realidade é diferente, uma vez que a maior parte da população tema acesso a água potável. Assim, as empresas que operam nestes mercados procuram o crescimento através do marketing e da renovação das marcas.

Nos países desenvolvidos, o comércio de água engarrafada baseia-se na qualidade e comodidade, em vez da segurança e expansão da rede de distribuição. Recentemente, a procura de água engarrafada aumentou devido a uma maior procura por parte dos cidadãos, que começaram a preferir a água mineral e natural a outras bebidas calóricas. Contudo, o tipo de água engarrafada consumida varia de região para região. A importância que a água mineral assume actualmente na Europa, ainda assim, é um indicador de que os consumidores estão dispostos a pagar mais por este tipo de água.

Sabendo-se que a grande maioria da água é embalada em garrafas de plástico, que implicações terá esta tendência na sustentabilidade ambiental?

Foto:  TheDigitel Myrtle Beach / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...