com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Águas do Alto Minho vai melhorar a rede de abastecimento de água

A Águas do Alto Minho (AdAM) vai melhorar a rede de abastecimento de água. As novas melhorias na rede para controlo e diminuição de volumes de perdas de água vão ter um investimento no valor de 13 milhões de euros, que será realizado através de candidatura ao programa POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos para Eficiência Hídrica.

Até ao final do ano está prevista a instalação de medidores de caudal em todas as infraestruturas localizadas da rede, o que vai permitir aferir com exatidão o volume de água que entra no sistema e das perdas reais nos sete Municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Está também a decorrer um processo de controlo da gestão da rede de abastecimento de água, até ao próximo ano de 2022, envolvendo a instalação de um sistema de telegestão que possibilitará receber e centralizar todos os dados dos equipamentos e a atuação remota sobre as infraestruturas.

A AdAM vai ainda o WONE – Water Optimization for Network Efficienty, um sistema tecnológico desenvolvido dentro do Grupo Águas de Portugal pela EPAL, que permite a redução das perdas e a otimização do sistema de abastecimento, com resultados relevantes em termos económicos, sociais e ambientais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...