Águas do Tejo Atlântico constroem ETAR em Mafra orçada em 1,8 ME



A Águas do Tejo Atlântico vai investir 1,8 milhões de euros (ME) na construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no Carvalhal, no concelho de Mafra, foi hoje confirmado à agência Lusa.

“A Fábrica de Água da do Carvalhal vai dar um grande contributo ambiental e de saúde e na qualidade de vida das populações servidas uma vez que vai receber, tratar adequadamente e descarregar de forma ambientalmente segura, os efluentes domésticos, de pequenas indústrias existentes e fossas séticas individuais, salvaguardando a requalificação ambiental do meio recetor”, explicou hoje a empresa à agência Lusa.

O concurso público para a empreitada de conceção e construção foi lançado em agosto de 2022 no valor de 1,5 ME, tendo a obra sido adjudicada em abril deste ano por 1,8 ME.

A Águas do Tejo Atlântico prevê iniciar a obra “durante o próximo mês de julho”, contando com um prazo de execução de 22 meses.

A ser construída na margem esquerda da Ribeira de Cheleiros, a ETAR vai estar dotada de tratamento secundário, contando com as fases de pré-tratamento e elevação inicial e intermédia, tratamento biológico e decantação secundária.

A infraestrutura vai ter capacidade para tratar um caudal de 26 metros cúbicos por hora, para servir uma população de 1.200 habitantes das localidades do Carvalhal, Meã, Alqueidão e Arroeiras, no concelho de Mafra e distrito de Lisboa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...