Albergaria-a-Velha evitou o lixo como destino de 300 quilos de frutas e legumes
A campanha de combate ao desperdício alimentar permitiu, em dezembro, recolher 300 quilos de alimentos no Mercado de Albergaria-a-Velha, revelou ontem fonte municipal.
De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, “durante o mês de dezembro, o mercado do município de Albergaria-a-Velha, conhecido como “a praça”, recolheu 300 quilos de frutas e legumes.
A recolha de alimentos decorreu no âmbito da terceira edição da campanha de combate ao desperdício alimentar “Aqui, Fruta Feia não vai para o Lixo!”.
Maçãs, peras, bananas, cenouras, couves ou abóboras foram alguns dos produtos frescos que fugiram ao destino do caixote do lixo e foram entregues a oito instituições sociais do município.
O destino que lhes foi dado foi a confeção de sopas, compotas e saladas de fruta.
A campanha “teve como principal objetivo a sensibilização para a redução do desperdício alimentar, a promoção da economia circular e a valorização do tecido associativo”.
Para a vereadora Sandra Almeida, responsável pelo Ambiente e Qualidade de Vida, “trata-se de uma iniciativa que reforça o compromisso com o projeto “Albergaria-a-Verde”.
“Pretende-se envolver toda a comunidade no desígnio de tornar o Município num território mais sustentável, a nível ambiental, social e económico”, disse.
Na 3.ª edição beneficiaram da campanha a Associação Humanitária Mão Amiga, o Centro Social e Paroquial de São Vicente e Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Albergaria-a-Velha.
Foram ainda contempladas a Cediara, Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, Probranca e Centro Social e Paroquial de Angeja.