Aldeia minhota de Uz é uma das estrelas “paralelas” do Festival de Cannes (com VÍDEO)

O filme Volta à Terra retrata as quatro estações de Uz, em Cabeceira de Basto, uma pequena aldeia de casas de pedras onde ainda se podem ver construções cobertas com telhados de colmo.

Green Savers

O filme Volta à Terra, do estreante João Pedro Plácido, está seleccionado no ACID (Associação de Cinema Independente para a sua Difusão), mostra paralela ao Festival de Cinema de Cannes, que decorre até 24 de Maio. A mostra tem acolhimento oficial pelo festival – os jornalistas acreditados são convidados a descobrir esta programação, que tem ganho relevância a cada ano que passa – e é mais um passo para o filme que retrata as quatro estações do ano da aldeia de Uz, em Cabeceiras de Basto, onde uma família acredita numa vida de agricultura de subsistência.

O filme, considerado a surpresa do ano do cinema documental português, venceu o último DocLisboa e já passou pelo prestigiado Visions du Réel (Suíça) e Trento (Itália), onde venceu a Gentiana de Prata.

Volta à Terra conta a história de uma comunidade em extinção: camponeses que praticam agricultura de subsistência numa aldeia das montanhas do Norte de Portugal, esvaziada pela imigração. Uz tem 49 habitantes e, entre eles, António, um antigo emigrante que realizou o sonho de regressar ao país e prepara a festa da aldeia para o Verão e Daniel, um jovem pastor.

“É um filme que estive a preparar desde a minha adolescência”, explicou ao Diário de Notícias João Pedro Plácido, o realizador e director de fotografia de 36 anos. No filme, o jovem Daniel passa o tempo a tentar encontrar uma namorada. “Apesar de o Daniel ser assim, claro que o filme também faz uma exponenciação dessas suas características. Essa parte é o cinema, mas também há muitos achados por estarmos ali, naquele momento”, garante o realizador, cuja mãe nasceu em Uz.

Volta à Terra fala de Uz mas também poderia falar de dezenas e centenas de outras aldeias portuguesas, do Minho ao Algarve. Terra anteriormente conhecida por Casal da Urzeira, devido à quantidade de urze que existe nos seus montes, Uz é uma pequena aldeia típica de casas de pedras, onde ainda se podem ver construções cobertas com telhados de colmo.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.