Alergias alimentares: quais os principais culpados?
Em Portugal meio milhão de pessoas tem alergias alimentares e algumas passam a vida inteira a tentar curá-las sem nunca chegar a perceber exactamente o que lhes faz mal. A agência que vigia os medicamentos e os alimentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA na sigla original) identificou os oito alimentos que provocam mais alergias.
Alguns são quase insuspeitos, como o leite, ovos, peixe (linguado e bacalhau) e o trigo, mas outros não surpreendem tanto, como é o caso dos mariscos, amendoins, soja e frutos de casca mais rija. Estes oito alimentos e todos os seus derivados são, de acordo com os especialistas, os que mais alergias provocam ao homem.
Porque nem sempre os sintomas de alergia se ficam pela urticária ou diarreia, a FDA alerta que estes alimentos podem provocar sintomas tão díspares como erupção cutânea, edema nos lábios ou no rosto, vómitos, cólicas, tosse, tonturas, inchaço nas cordas vocais e garganta, dificuldade em respirar e até mesmo perda de consciência. Fica o alerta: ao primeiro sinal de alergia procure imediatamente um médico.
Veja quais os alimentos que provocam mais alergias.
1.Leite
2.Ovos
3.Peixe (bacalhau e linguado)
4.Marisco
5.Frutos de casca rija (amêndoas, nozes, pecã)
6.Amendoins
7.Trigo
8.Soja
Fotos: via Creative Commons
[nggallery id=1132 template=greensavers]