Aliança Europeia da Indústria Solar fotovoltaica assegura mais de 110 membros e lança plano de ação para re-industrializar setor
A EIT InnoEnergy, o motor de inovação para a energia sustentável, apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), uma instituição da União Europeia, co-lidera a Aliança Europeia da Indústria Solar Fotovoltaica (ESIA) que já reuniu mais de 110 novos membros em 17 países desde o seu lançamento em dezembro de 2022. Os membros irão elaborar um plano industrial para re-desenvolver, reduzir riscos e acelerar a indústria fotovoltaica na Europa em todos os segmentos da cadeia de valor, desde o silício aos módulos.
Em comunicado, a empresa explica que a Aliança criou quatro grupos de trabalho: Condições Comerciais Não-financeiras, Cadeira de Valor, Financiamento e Competências, liderados pelos principais players da indústria, como a Carbon, Enel Greenpower, Engie, IBC, Meyer Burger Technology AG e Wacker Chemie AG, para alcançar uma série de ações concretas que irão resultar num plano consolidado para a re-industrialização da indústria europeia de energia solar fotovoltaica.
Essas ações irão apoiar as metas do Plano Industrial do Pacto Ecológico no desenvolvimento da indústria, fornecer uma capacidade anual de 30 GW até 2025, somando anualmente 60 biliões de euros ao PIB Europeu e criando mais de 400.000 novos empregos (diretos e indiretos), sublinha a mesma fonte.
“Estamos muito satisfeitos com o progresso incrivelmente rápido da EU Solar PV Industry Alliance (ESIA), com mais de 110 membros de toda a cadeia de valor do solar, de mais de 17 países. É vital que continuemos a estimular uma robusta cadeia de valor industrial de energia solar fotovoltaica e estamos ansiosos para ver os resultados dos nossos quatro grupos de trabalho, que serão revelados ainda este ano”, afirma Javier Sanz, Thematic Leader de Energias Renováveis da EIT InnoEnergy e líder da ESIA, citado em comunicado.
Criada pela Comissão Europeia e liderada pela EIT InnoEnergy, a ESIA “facilita a expansão de uma cadeia de valor industrial resiliente na UE, orientada para a inovação, particularmente no setor da indústria solar fotovoltaica”. O Comité de Direção é composto pela própria Comissão Europeia, pela EIT InnoEnergy, pela SolarPower Europe e pelo European Solar Manufacturing Council.
A Aliança apoia o crescimento da indústria europeia no desenvolvimento e comercialização de tecnologias inovadoras ao longo de toda a cadeia de valor, para produtos mais inovadores, eficientes, circulares e sustentáveis, de forma a atingir os objetivos climáticos e energéticos estabelecidos pela UE.
O plano de ação dos grupos de trabalho será anunciado na Intersolar Europe em Munique, de 14 a 16 de junho.