Após analisar o desempenho ambiental, social e ético da Allianz Trade, a EcoVadis atribuiu à líder global em seguro de crédito a Medalha de Ouro, posicionando a empresa no top 2% das organizações avaliadas em todo o mundo nos últimos 12 meses. Este resultado representa um progresso face ao ano anterior, em que a Allianz Trade foi distinguida com a Medalha de Prata, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a EcoVadis destaca que os principais pontos fortes da Allianz Trade residem nos seus sistemas avançados de gestão ambiental, ética e de carbono. Este reconhecimento sublinha o compromisso contínuo da Allianz Trade em integrar a sustentabilidade em toda a sua estratégia e operações.
Em 2024, a Allianz Trade registou avanços significativos na concretização da sua agenda de sustentabilidade. A empresa alcançou uma redução substancial das emissões de gases com efeito de estufa por colaborador, diminuindo-as em 60%, enquanto reduziu o consumo de energia por colaborador em 78%. Criou equipas dedicadas na Alemanha, Itália, e Norte da Europa, com o objetivo de promover princípios de sustentabilidade e implementar o roteiro de sustentabilidade da empresa a nível local.
Paralelamente, a Allianz Trade acelerou a descarbonização da sua carteira, ao integrar critérios de sustentabilidade nos processos de avaliação de risco e de subscrição comercial. Por fim, o líder mundial em seguros de crédito acrescentou valor às empresas através de soluções de seguro sustentáveis, com o lançamento do Surety Green2Green.
A Medalha de Ouro agora atribuída reflete igualmente os progressos registados desde a última avaliação, incluindo a implementação de novas políticas, a obtenção de distinções adicionais em termos de sustentabilidade e a melhoria das práticas de reporte.
Estes esforços representam uma peça-chave na estratégia mais ampla de descarbonização da Allianz Trade. Com vista ao futuro, a Allianz Trade está a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade. Até ao final de 2029, a empresa espera reduzir as suas emissões operacionais de GEE por colaborador em 65%, envolvendo todos os colaboradores nesta jornada coletiva rumo à descarbonização.
“A nossa transição sustentável está a acelerar a todo o vapor. Sentimo-nos orgulhosos por ver os nossos esforços reconhecidos por uma entidade de referência e altamente especializada. Contudo, estamos preparados para ir ainda mais longe e alcançar o nosso objetivo ambicioso: atingir a neutralidade carbónica até 2050 e apoiar a transição sustentável das empresas e da economia em geral. Tenho total confiança nas nossas equipas para concretizar estas metas e quero agradecer a todos pelo empenho e dedicação. Juntos, estamos a moldar o futuro do comércio sustentável”, conclui Florence Lecoutre, Group Board Member in charge of Sustainability, Data Analytics & AI, Human Resources, Compliance and Communications da Allianz Trade.









