Alpes: activistas querem proibir sinos à volta do pescoço das vacas

Activistas pelos direitos dos animais acreditam que os sinos que as vacas dos Alpes têm ao pescoço são cruéis, estão a deixá-las loucas e, assim, pediram ao Governo alemão que os proíba.
De acordo com os responsáveis da Federação de Protecção dos Animais alemã, os sinos podem facilmente ser substituídos por GPS colocados à volta do pescoço dos animais, uma tecnologia mais eficiente e menos ruidosa.
Esta preocupação, avança o The Local, tem como pano de fundo um estudo, publicado em Junho pela Federal Technical University, na Suíça, que descobriu que o “comportamento das vacas é perturbado pela utilização do sino”.
Ainda assim, a medida não será implementada facilmente. O Governo bávaro, os agricultores e a associação de turismo já se mostraram contra a medida e o próprio ministro da Agricultura da Alemanha, Helmut Brunner, diz que não acredita que o barulho dos sinos perturbe as vacas.
“Não faz nenhum sentido”, garantiu o presidente da Associação de Agricultores dos Alpes de Algovia. “Esta é uma tradição e faz parte da nossa identidade”, concluiu.
Foto: Rutger Tuller / Creative Commons