Alterações Climáticas: mais 8 alimentos que podem estar em vias de extinção

Lembra-se deste artigo que deu que falar na nossa página do Facebook? Hoje trazemos-lhe outra visão sobre os alimentos e comidas que poderão estar em vias de extinção devido às alterações climáticas.

Alguns dos alimentos que referimos em Abril são os mesmos apontados pelo Huffington Post Green, pelo que haverá alguma coerência entre os artigos. De qualquer forma, fique com os resultados deste estudo e tome as suas decisões.

Chocolate

Um relatório do International Center for Tropical Agriculture avisa que o chocolate pode tornar-se um luxo se os agricultores não se adaptarem ao aumento das temperaturas no Gana e Costa do Marfim. Mas isso já sabíamos, não é verdade?

Café

Outro dos alimentos que têm vindo a ser apontados como estando em vias de extinção, o café poderá ser um bem de luxo dentro de poucos anos. E se até o director de sustentabilidade da Starbucks já lançou a discussão para a opinião pública, então há razões para levar a sério esta possibilidade.

Cerveja

Chocolate, café, cerveja. Três dos produtos mais consumidos pela sociedade poderão deixar de ser acessíveis a grande parte da população. No caso desta bebida alcoólica, em causa estará a falta de água – relacionada com as alterações climáticas – nas produções da Alemanha.

Manteiga de amendoim

Um alimento muito apreciado na América do Norte, a manteiga de amendoim teve uma péssima colheita no ano passado, devido ao calor extremo. Se as temperaturas continuarem a subir, o seu preço vai deixar de estar disponível para muitas bolsas.

Pasta italiana

Se adora comida italiana, sobretudo pasta, fique a saber que a Itália poderá começar em breve a importar os ingredientes para fazer este célebre prato. Segundo cientistas do British Meteorological Office, as alterações climáticas vão tornar impossível o cultivo de trigo duro em terras italianas.

Maple syrup (ou Xarope de Bordo)

Este nome pode não dizer-lhe muito, mas é muito apreciado na América do Norte. Uma vez mais, as alterações climáticas estão a pôr em causa os ingredientes utilizados para a sua confecção.

Mel

Outro clássico dos produtos em vias de extinção. A população de abelhas está a decair a um grande ritmo, sobretudo na América do Norte, África, Ásia e Europa, e só agora estão a ser tomadas algumas medidas para reverter este processo.

Vinho

A França tem um clima perfeito para as vinhas. Ou melhor, tinha. As alterações climáticas poderão acabar com este perfeito balanço entre a acidez e açúcar das uvas, responsável pelos melhores vinhos do mundo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php