AMI apela à reciclagem de consumíveis informáticos e telemóveis



Há dias, Susana Fonseca explicava ao Green Savers que a Quercus era mais do que uma organização ambiental, complementado também as áreas social e económica.

Aliás, a presidente da Quercus disse mesmo que, hoje em dia, estas diferentes áreas estão tão interligadas que as Organizações Não-Governamentais (ONG) até se confundiam nas missões sociais, dando como exemplo a actividade da AMI em prol da sustentabilidade ambiental.

A prova desta tendência é o apelo que a AMI está a fazer para a reciclagem de consumíveis informáticos e telemóveis. “A reciclagem de tinteiros e telemóveis permite poupar recursos naturais essenciais ao seu fabrico – cinco litros de petróleo por cada tinteiro ou toner – ao mesmo tempo que evita a deposição em aterro destes equipamentos, cujos resíduos são prejudiciais ao ambiente”, explica a associação.

O objectivo passa por “aproximar Portugal aos restantes países europeus em matéria de resíduos”. “Este projecto já está a contribuir com a reciclagem de 200 mil consumíveis informáticos por ano”, diz a AMI.

Para participar – e ajudar a AMI – pode entregar os consumíveis informáticos (tinteiros e toners) e telemóveis (avariados ou em desuso) nestes pontos de recolha.

Por outro lado, as empresas, organizações, escolas ou estabelecimentos comerciais que desejem participar poderão receber contentores de recolha nas suas instalações, sendo todo este processo assegurado gratuitamente por uma empresa autorizada. Para tal, basta contactar a AMI através do telefone 218362100 ou do email reciclagem@ami.org.pt.

Ao todo, a AMI já contou com a participação de 6.500 parceiros para este projecto de promoção da reutilização e reciclagem de consumíveis informáticos e telemóveis, sendo responsável, por isso, pelo encaminhamento de um milhão destes equipamentos.

“Esta iniciativa permite reduzir despesas, defender o ambiente e ajudar a AMI nos seus objectivos sociais, visando assim todas as vertentes do desenvolvimento sustentável”, explica a organização no seu site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...