ANP|WWF apresenta primeiro motel para peixes



A ANP|WWF apresenta hoje uma ativação que visa alertar para as consequências da não remoção de obstáculos nos nossos rios, com inspiração na campanha da WWF Internacional sobre o sexo dos peixes.

A estrutura, que vai estar exposta na Livraria Lello, no Porto, na celebração do seu 117º aniversário, “consiste numa recriação subaquática de um Fish Motel, um espaço privado onde os peixes de rio se podem encontrar para fazer…aquilo, enquanto as barreiras continuarem a impedir os rios de correrem livremente2, explica a ANP|WWF, em comunicado.

“No nosso país, existem muitas barreiras fluviais obsoletas que estão a impedir o fluxo natural dos rios, bem como a migração de várias espécies de peixes. Ou seja, os peixes não se conseguem movimentar até aos locais onde habitualmente se reproduzem e colocam os seus ovos. Esta ativação pretende alertar para isto mesmo: enquanto os rios não forem livres estamos a condicionar a continuidade de várias espécies de peixes”, afirma Ruben Rocha, Coordenador de Água na ANP|WWF.

“Sendo o aniversário da Livraria Lello sobre a sustentabilidade e todo o caminho que fizemos até aqui tanto no campo ambiental, como económico e social, fazia todo o sentido termos connosco uma instituição que diariamente trabalha a favor de um planeta melhor. Dirigimos o convite à ANP|WWF, que prontamente aceitou, e por isso é com alegria que abriremos as celebrações dos 117 anos da Livraria Lello com uma ativação que pretende dar palco a uma instituição que todos os dias trabalha em prol da sustentabilidade”, diz Aurora Pedro Pinto, Administradora da Livraria Lello.

A par desta ativação, Ângela Morgado, diretora-executiva da ANP|WWF, vai também estar presente para falar sobre os benefícios de restaurar a conectividade dos rios, que estão relacionados não só com a recuperação da biodiversidade, mas também com benefícios para as pessoas e economias locais.



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.