Antigo líder dos Verdes no PE será conselheiro de Von der Leyen para neutralidade carbónica



O antigo líder dos Verdes no Parlamento Europeu (PEvai ser conselheiro da presidente da Comissão Europeia para “ajudar a alcançar os objetivos climáticos até 2030” e atingir a neutralidade carbónica em 2050, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que Philippe Lamberts, antigo eurodeputado de 61 anos, vai auxiliar as decisões Ursula von der Leyen nos próximos cinco anos com o propósito de fazer a União Europeia alcançar a neutralidade carbónica daqui a 25 anos.

A Comissão Europeia sustentou a decisão nos “mais de 15 anos de experiência no PE, dez dos quais na copresidência dos Verdes”.

O trabalho de Philippe Lamberts será o de “construir pontes entre empresas e a sociedade civil, intervenientes políticos e administrações, assim como grupos vulneráveis”.

“Vai trazer tendências e inovações da sociedade e das empresas para a construção políticas. No contexto atual é ainda mais importante explicar esta transição, implementar a que está em vigor de uma maneira simplificada, para assegurar que ninguém é deixado para trás”, acrescentou o executivo de von der Leyen na nota divulgada.

Citada no comunicado, a presidente da Comissão considerou que a cooperação com os Verdes “foi construtiva” e que a bancada mais ecologista nos hemiciclos de Bruxelas e Estrasburgo “desempenhou um papel importante para assegurar uma maioria pró-europeia” depois das eleições europeias de junho e na reeleição de von der Leyen um mês depois.

Philippe Lamberts “ganhou o respeito de vários partidos e setores” e encontrará o que “é necessário para avançar no caminho rumo à neutralidade carbónica”, completou a presidente do executivo comunitário.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...