Apagão: Moody’s baixa perspetiva da Red Eléctrica de estável para negativa

A agência Moody’s alterou a perspetiva da Red Eléctrica de Espanha e da sua filial Red Eléctrica Financiaciones, passando de estável para negativa, na sequência do apagão que afetou a Península Ibérica em 28 de abril.
Apesar de manter a avaliação em Baa1 (grau elevado), a agência de ‘rating’ justifica a alteração da perspetiva com o risco de a empresa, enquanto proprietária e operadora da rede elétrica espanhola, ter de aumentar os investimentos além das previsões atuais.
As investigações sobre as causas do apagão continuam em curso, podendo demorar várias semanas para serem concluídas. No entanto, há consenso político sobre a necessidade de reforçar a resiliência da rede face ao crescente peso das energias renováveis.
Entre as medidas apontadas destaca-se o aumento da capacidade de interligação, atualmente cerca de 2% da capacidade instalada, aquém das metas da Comissão Europeia de 10% para 2025 e 15% para 2030.
Recentemente, a Red Eléctrica – a congénere da portuguesa REN – aumentou os seus investimentos no sistema de transmissão para 1.100 milhões de euros em 2024, face a uma média de 600 milhões entre 2021 e 2023, e a Moody’s prevê um novo crescimento para 1.400 milhões este ano.
A agência espera ainda que o Governo espanhol divulgue no segundo semestre um novo Plano Nacional de Transmissão para 2025-2030, que dará maior clareza sobre as necessidades de investimento da empresa.
A perspetiva negativa também reflete o aumento dos riscos sociais enfrentados pelas empresas elétricas em Espanha, especialmente para a Red Eléctrica, responsável pelo equilíbrio entre oferta e procura de eletricidade como Operadora do Sistema de Transmissão.
Se for considerada responsável pelo apagão, a empresa pode enfrentar multas de até 60 milhões de euros e indemnizações a terceiros por danos causados. Embora a multa tenha um impacto financeiro limitado, as indemnizações poderão ser significativas.
A Red Eléctrica possui uma apólice de seguros, mas as reclamações poderão exceder a sua cobertura, expondo a empresa a eventuais litígios prolongados.