APDC anuncia vencedores da 4.ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro



Os vencedores da 4.ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro já estão escolhidos. O objetivo desta competição é distinguir projetos e soluções pioneiras, de base tecnológica, que tornem as cidades e os territórios espaços mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis, foi divulgado em comunicado

Segundo a mesma fonte, os vencedores desta edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro são:

 Categoria ‘Saúde e Bem-estar’

– VENCEDOR: Vitruvian Shield

Assume-se como uma plataforma de saúde digital abrangente, que combina tecnologia de sensores de ponta, computação cloud e análises baseadas em IA para fornecer uma abordagem holística à investigação médica e à monitorização remota de doentes. O objetivo é melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes fora do hospital, fornecendo uma solução que monitoriza sinais de saúde com precisão medicamente certificada.

Promotor: Bruno Valinho Carrilho, Paulo Martins e Vahid Khazaei Nezhad

Categorias ‘Igualdade e Inclusão’

VENCEDOR: Technovation Girls Portugal

Trata-se de um programa educativo internacional que visa capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos a tornarem-se líderes e empreendedoras tecnológicas. Através da criação de soluções tecnológicas (aplicações móveis, web apps e IA), as participantes são incentivadas a resolver problemas reais das suas comunidades, desenvolvendo competências em ideação e design thinking, programação, empreendedorismo, comunicação, colaboração, criatividade, pensamento crítico e empatia. Um dos principais objetivos do programa é a promoção da igualdade de género e inclusão na participação cívica e na inovação, contribuindo para reduzir a desigualdade de género no setor tecnológico. https://technovation.pt/

Promotor: Associação Ed-Ruptiva (atuando externamente com o nome Happy Code)  

Categoria ‘Mobilidade e Logística’

–  VENCEDOR: Massificação da rede de carregamento de veículos elétricos

Este projeto vencedor tem como principal objetivo analisar opções que permitam no futuro expandir massivamente a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, garantindo um crescimento sustentável e eficiente da mobilidade elétrica. Assim, utiliza as infraestruturas urbanas existentes, como postes de iluminação pública, para instalar pontos de carregamento, com um impacto visual e físico mínimo. Esta aposta dá resposta a um dos maiores desafios da transição energética: a necessidade de expandir a rede de carregamento, sem sobrecarregar a infraestrutura elétrica e sem criar obstáculos urbanos adicionais. Por isso, centra-se no carregamento de baixa potência e em soluções de instalação simplificadas. Com base nos resultados dos projetos-piloto, espera-se influenciar a regulamentação e desenvolver um modelo sustentável para uma adoção mais rápida da mobilidade elétrica em Portugal.

Promotor: Galp Energia

MENÇÃO HONROSA: Projeto Informação em Tempo Real

Nasceu para permitir a criação de uma plataforma de informação em tempo real para disponibilização do estado da circulação a clientes e colaboradores. Permite mitigar a ausência de informação resultante da dispersão dos dados do sistema e da fraca qualidade da informação nos troços da ferrovia sem cantonamento automático. A funcionalidade proporciona maior previsibilidade, redução do tempo de espera, melhor experiência de viagem, confiança no serviço, gestão eficiente de imprevistos e maior acessibilidade.

Promotor: CP – Comboios de Portugal

Categoria ‘Qualificações’

VENCEDOR: Ubbu

Esta é uma plataforma educativa e inovadora que promove a literacia digital e o ensino das ciências da computação a crianças dos 6 aos 12 anos. Com um currículo estruturado, gamificação e um design intuitivo, está adaptada para qualquer tipo de professor conseguir ensinar programação, mesmo sem conhecimento especializado ou experiência prévia. A plataforma integra disciplinas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e aborda temas de cidadania, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade. Com uma abordagem inclusiva e escalável, está presente em mais de 20 países, tendo já impactado 350 mil alunos em 830 escolas, com o apoio de 3.660 professores. Garante-se que tem um modelo sustentável, assente em parcerias estratégicas, com o compromisso de democratizar a educação digital e preparar as crianças para o futuro tecnológico.

Promotor: ubbu

MENÇÃO HONROSA: Machine-driven Identification of Talent (MIT)

O projeto vem responder à crescente falta de talento na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através de um modelo inovador de identificação de talento. Utilizando inteligência artificial, machine learning e ferramentas psicométricas, a plataforma MIT permite prever o talento de indivíduos para aprenderem rapidamente e terem sucesso em carreiras tecnológicas, antes mesmo de adquirirem as competências técnicas necessárias. Desta forma, elimina barreiras de entrada, tornando a requalificação digital mais eficiente e inclusiva.

Promotor: Code for All_

Categoria ‘Relacionamento com o Cidadão e Participação’

MENÇÃO HONROSA: Mensagem de Lisboa

É um projeto inovador e digital de jornalismo comunitário que promove a participação dos cidadãos e a inclusão social, através da divulgação de histórias locais e iniciativas de impacto urbano. Destaca-se por conectar as diferentes comunidades lisboetas, dando voz a grupos marginalizados e promovendo soluções para os desafios da cidade. Dá mais atenção aos cidadãos do que aos políticos, pratica a horizontalidade e a diversidade, e promove os cidadãos habitualmente anónimos, contando e divulgando as suas histórias. Incentiva ainda o envolvimento ativo na vida da cidade, com projetos concretos como as Assembleias de Vizinhos, as redações Pop Up, os eventos de jornalismo ao vivo, passeios culturais, clubes de leitura e arraiais inclusivos, que aproximam os habitantes da sua cidade e da sua história.

Promotor: Mensagem de Lisboa

Categoria ‘Desenvolvimento Económico’

MENÇÃO HONROSA: Startup Barreiro

Trata-se de uma incubadora municipal que visa apoiar a criação e o desenvolvimento de negócios inovadores, com um foco particular nas áreas de Cultura, Criatividade e Sustentabilidade. Através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, oferece recursos, formação, mentoria e acesso a uma rede de parceiros estratégicos, permitindo que as empresas incubadas cresçam de forma sustentável e competitiva.

Promotor: Câmara Municipal do Barreiro

Categoria ‘Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização’

VENCEDOR: Innovation and Decarbonization Laboratory (ID Lab)

O ID Lab – Innovation and Decarbonization Laboratory by Galp é uma iniciativa inovadora que pretende impulsionar a descarbonização e a transição energética na indústria, promovendo o desenvolvimento de novos combustíveis sustentáveis e a otimização de processos industriais. O projeto conta com duas unidades principais: o Id.Lab Sines, localizado na Refinaria de Sines, e o Id.Lab Brasil, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ambos os laboratórios dispõem de unidades piloto avançadas e equipamentos especializados, permitindo testar matérias-primas alternativas, novos catalisadores e processos industriais mais eficientes e sustentáveis.

Uma das grandes apostas do Id.Lab é o desenvolvimento de biocombustíveis, como o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e o SAF (Sustainable Aviation Fuel), fundamentais para a redução das emissões de carbono. Para isso, investiga soluções inovadoras para contornar a escassez de matérias-primas, explorando, por exemplo, a utilização de biomassa lenhocelulósica como alternativa aos óleos alimentares usados e às gorduras animais. Além da investigação em biocombustíveis, o Id.Lab dedica-se à circularidade de resíduos industriais, reduzindo o desperdício e criando aplicações para materiais residuais.

Promotor: Galp Energia

MENÇÃO HONROSA: buid.ing – Plataforma de Simulação de Projetos Construtivos para novos Edifícios

É uma ferramenta digital inovadora para revolucionar a construção sustentável. Fornece um sistema integrado de apoio à decisão para arquitetos, engenheiros e urbanistas, optimizando os projetos de construção com base na sustentabilidade, eficiência energética e relação custo-eficácia. Ao tirar partido de tecnologias de ponta, como a inteligência artificial (IA) e a aprendizagem automática (ML), a build.ing gera conhecimentos baseados em dados e automatiza a análise de cenários, promovendo a tomada de decisões informadas.

Promotor: Silva e Pappas

A cerimónia oficial de entrega dos prémios ocorrerá no âmbito do 34º Digital Business Congress, a 1 e 2 de julho. Os vencedores desta iniciativa terão a oportunidade de estar presentes na edição de 2025 do Portugal Smart Cities Smmit, que decorre entre 3 a 5 de junho, na FIL.

Todos os projetos, ideias e estratégias candidatos ao Prémio ‘Cidades e Territórios do Futuro’ têm o apoio de inovações tecnológicas que promovem a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos mais inovador e eficaz, por forma a potenciar a sustentabilidade da economia, da sociedade e do ambiente.

Do júri fizeram parte mais de 40 personalidades, que representam uma ampla diversidade de áreas, incluindo a administração pública, a academia, a inovação tecnológica e o planeamento urbano, garantindo uma avaliação criteriosa e multidisciplinar dos projetos a concurso.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...