APDC lança 4.ª edição do Prémio Cidades e Territórios do Futuro
A APDC volta a lançar o Prémio Cidades e Territórios do Futuro. Este prémio, que vai na sua 4ª edição, visa reconhecer projetos pioneiros que tornem as cidades mais habitáveis, sustentáveis e economicamente viáveis. As candidaturas estão abertas até 14 de março de 2025, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa, organizada pela Secção Cidades Saudáveis e Sustentáveis, da APDC, conta com sete categorias distintas a concurso:
- Saúde e Bem-estar
- Igualdade e Inclusão
- Mobilidade e Logística
- Relacionamento com o Cidadão e Participação
- Qualificações
- Desenvolvimento Económico
- Sustentabilidade, Economia Circular e Descarbonização
Podem candidatar-se projetos que apresentem inovações tecnológicas que promovam a otimização dos recursos e um planeamento, entrega e controlo dos serviços urbanos de forma inovadora e eficaz. O objetivo é potenciar a sustentabilidade da economia, sociedade e ambiente, abordando problemas e desafios concretos.
“Este prémio é fundamental para incentivar e reconhecer as inovações que estão a transformar as nossas cidades em espaços mais habitáveis, sustentáveis e inclusivos. Este tem sido o caminho e o futuro passa obrigatoriamente por aqui,” afirma Sandra Fazenda Almeida, diretora executiva da APDC.
“Estamos entusiasmados por ver as soluções criativas e impactantes que serão apresentadas nesta edição. Os projetos vencedores das edições passadas têm demonstrado um impacto significativo, promovendo melhorias concretas na qualidade de vida urbana e servindo de inspiração para outras iniciativas”, acrescenta.