Apesar de tudo, Volkswagen insiste nos motores diesel
Numa entrevista ao site Autonews, a Volkswagen continua a insistir que o diesel tem futuro no portfólio da empresa porque é uma escolha mais “racional”, especialmente para viagens longas e veículos maiores. A empresa vai também continuar a investir nesta tecnologia poluente porque, segundo o CEO Herbert Diess, “em muitos países não há energia renovável”. Assim, diz Diess, “se fizer as contas o diesel continua a ser a melhor opção para uma mobilidade baixa em CO2”.
O CEO da Volkswagen desvaloriza igualmente o escândalo Dieselgate, que valeu milhares de milhões em multas à empresa nos últimos anos. Esta questão, diz Diess, faz parte do passado. O CEO diz também que “basicamente comprámos e reparámos 90% dos carros” afetados pelo “problema” em todo o mundo.
Curioso no discurso de Diess é que o CEO parece ignorar o facto de que, ao contrário do que diz, o problema não está no facto de os carros diesel não cumprirem a legislação, mas sim terem sido fabricados com um dispositivo cujo intuito era enganar as autoridades e levá-las a acreditar que poluíam muito menos do que, na realidade, poluem: “Legalmente, tivemos uma situação muito severa quando comparada com o resto do mundo, porque os nosso carros, quando lançámos os nossos carros, não cumpriam a legislação”.
“A correção na Europa foi relativamente fácil; bastou uma atualização de software para cerca de 10 milhões de carros,” disse Diess. Nos EUA foi pior porque, segundo o CEO, o regulamento relativo a emissões é mais rigoroso.
Diesel mata 400 mil por ano
Recorde-se que o problema do diesel não está só no facto de emitirem CO2, um gás que está a provocar um efeito de estufa no planeta e a alterar o nosso clima. Outro dos grandes problemas do diesel, e que foi ignorado por Diess na sua entrevista, está na emissão de NO2, um poluente que provoca irritações pulmonares e pode até provocar a morte. Aliás, a Agência Europeia do Ambiente diz que só na Europa, morreram 68 mil pessoas de forma prematura em 2016 devido às emissões poluentes provocadas por motores diesel.