Após 200 anos, nascem novas crias de Abetouro no País de Gales

O Abetouro é uma espécie de garça que teve um grande declínio da sua população na Europa no começo do século XX. Segundo o RSPB Wildlife Charity, umas das principais razões foi a drenagem dos solos, que levou à perda de habitat. A espécie esteve extinta no Reino Unido na época de 1885.

Atualmente, devido a várias ações de conservação da espécie, e após 200 anos, nasceram novas crias de Abetouro na Newport Wetlands National Nature Reserve, no País de Gales.

Foram avistados dois ninhos na reserva por Kevin Dupé, membro da Natural Resources Wales, que trabalha no local há 19 anos. “Ver os abetouros a fazer ninhos em Newport Wetlands é uma visão verdadeiramente maravilhosa e uma verdadeira conquista para aqueles que estão envolvidos na conservação deste habitat no local há muito tempo.”

Cellan Michael, da RSPB, explica em comunicado “A Newport Wetlands é um  lar importante para a vida selvagem e uma valiosa fonte de natureza para a grande população urbana que vive nas cidades vizinhas. Estamos maravilhados com o fato dos abetouros estarem a fazer ninhos aqui e a juntar-se a um conjunto de animais selvagens raros que prosperam na reserva.”

“O último registo de ninhos de abetouros no sul do País de Gales foi há mais de 200 anos, então o fato de este pássaro icónico estar a fazer ninhos em Newport Wetlands mostra como a criação e o gestão dos canaviais neste local valeram a pena“, conclui.

Estas aves habitam em sapais, lagoas e canaviais, e são raramente avistadas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...