A iniciativa de apoio ao empreendedorismo no mar MARE STARTUP , em conjunto com o MONTEPIO criaram o prémio MAREINOV-MONTEPIO, no valor de 10 mil euros, destinado a premiar um projecto inovador na área do empreendedorismo no mar. Foi atribuído pela primeira vez o prémio ao projecto AQUA LINE – produção de microalgas e copépodes, da empresa PEN Wave, Lda.

O projecto AQUA LINE, da PEN Wave, destina-se a produzir de forma inovadora microalgas e copépodes para o sector da aquicultura. A PEN Wave, Lda. tem vindo a especializar-se no fornecimento de alimento exógeno para os primeiros estádios de espécies de cultivo mais complexo, nomeadamente através da cultura de microalgas (Rhodomonas lens e Chaetoceros calcitrans) e copépodes (Acartia tonsa).

A sessão pública de entrega do prémio decorrerá no dia 26 de Outubro pelas 17h00 na sala 6.2.56, edifício C6, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ao Campo Grande.

Na mesma sessão serão divulgadas as iniciativas e projectos empresariais seleccionados para integrar o programa MARE STARTUP 2017, também finalistas do referido prémio. Entre outros, esta iniciativa inclui o apoio gratuito de mentoria, consultoria, assessoria jurídica e apoio ao desenvolvimento de plano de negócios e marketing.

 A iniciativa MARE STARTUP resulta de um protocolo entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e a SaeR – Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, destinado a promover o empreendedorismo e a inovação empresarial na área do mar. ​

Foto: via Creative Commons