Arquitectos propõem a construção de um monte urbano com materiais de construção reciclados (com FOTOS)

Um estúdio de arquitectura eslovaco, os Nice Architects, projectaram um quarteirão para a cidade de Adelaide, na Austrália, feito a partir de materiais de construção reciclados. O quarteirão seria um monte urbano, construído a partir de escombros de construções demolidas e seria uma forma de ligar o espaço urbano ao espaço verde.

O monte, que serviria como um centro recreativo e visual para os habitantes da cidade, foi construído segundo os princípios da sustentabilidade e do acesso público. Para além da função recreativa, o monte ajudaria ainda a regular a temperatura tanto no interior como no exterior, utilizaria energia geotérmica, extraindo o calor através de uma chaminé termal, e albergaria ainda um espaço para a geração de energia de refrigeração.

Apesar de o projecto poder não sair do papel, o conceito assenta em várias estratégias viáveis, já que permite reutilizar materiais desperdiçados e a regeneração do espaço urbano.

O Adelaide Rocks, nome do projecto, foi o escolhido do público e o número dois na categoria geral de uma competição para reabilitar o local do antigo Royal Hospital, refere o Inhabitat.

[nggallery id=127 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...