Artista cria armas sarcásticas a partir de elementos da natureza (com FOTOS)

A artista Sonia Rentsch criou uma série impressionante de esculturas para o January Biannual usando apenas matérias-primas naturais para recriar pistolas e outras armas de fogo. A colecção chama-se Harm Less (Prejudicar Menos) e tem como objectivo agitar as concepções de beleza e violência na relação do Homem com a natureza.

Durante a infância, recorrentemente encontramos na natureza algum objecto ao qual atribuímos um significado – seja um pau que parece a espada ideal ou a pedra que pode ser a ponta da flecha. Na verdade, essa busca pela forma, beleza e poder na natureza não tem de desaparecer quando crescemos.

Paus, folhas, flores e sementes são as principais matérias de que se valeu a artista num trabalho que resulta numa abordagem aparentemente inofensiva mas repleta de mensagens.

As esculturas de Rentsch, além de bonitas, são perturbadoras. Com a violência a tomar conta do mundo e a degradação ambiental a alterar o clima, é fácil projectar uma série de simbolismos nestas imagens. Muitos também poderão encontrar beleza na forma de uma arma – como tudo, o mais importante é a forma como escolhemos usar as ferramentas que temos ao dispor. A natureza não é excepção.

Estamos perante uma declaração anti-violência, pró natureza. Alguma vez fez tanto sentido lutarmos pelo ambiente e reconhecermos o poder maior que lhe cabe?

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...