Árvore endémica no Chile pode ser a chave para a vacina contra a COVID-19

A sapolina, um componente presente na casca da Quilaia, uma árvore endémica do Chile, pode tornar-se um adjuvante natural para formular uma possível vacina contra o novo coronavírus.

Este facto foi explicado por um académico da Faculdade de Ciências Florestais e Conservação da Natureza da Universidade do Chile.
Segundo este académico, a saponina está a ganhar um papel importante tendo em conta a sua capacidade potencial de estimular o sistema imunológico para gerar uma boa resposta a um vacina.

De acordo com o professor René Carmona, do Departamento de Desenvolvimento de Produtos Florestais da Universidade do Chile, a saponina é muito utilizada em medicina, em doenças respiratórias e cutâneas, assim como adjuvante de vacinas animais e humanas.

Por ser um produto natural, a saponina tem a qualidade de apresentar uma melhor recepção no corpo humano, por isso aparece como um coadjuvante fundamental para a formulação de uma vacina contra Sars-Cov-2, acrescentou Carmona.

Atualmente, pelo menos o laboratório americano Novavax usa a saponina nas suas pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.

O grupo empresarial internacional Desert King, também com sede no Chile, é o responsável pelo processamento dessa substância no país através de um processo químico e, diante da possibilidade de se tornar um componente essencial para uma vacina contra a COVID-19, começaram a plantar árvores Quilaia em massa.

Uma reportagem no canal de televisão chilena 24 Horas indica ainda que um quilo de saponina poderia ser suficiente para mais de um milhão de vacinas.

A saponina é usada atualmente na vacina contra a febre aftosa e já foi testada no desenvolvimento de vacinas contra a Sida, segundo nota da Universidade do Chile.

Porém, o seu principal uso é industrial e cosmético, já que as suas qualidades como agente espumante e emulsionante natural são utilizadas em bebidas e cervejas, pastas de dente, shampôo, sabonetes líquidos e cosméticos

A Quilaia é endémica do Chile central e a principal fonte de saponina, que se encontra na sua casca, bem como na madeira de hastes e galhos.

Com altura média de 15 metros e tronco de até um metro de diâmetro, esta árvore de folha perene e flores brancas dá vida à floresta esclerófila chilena junto com outras espécies.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...