As comemorações do Dia da Terra em todo o globo (com FOTOS)

Esta quarta-feira, 22 Abril, assinalou-se por todo o globo o Dia da Terra – este ano com o mote “É a nossa vez de liderar”. Desde plantações de árvores no estado norte-americano da Virgínia, a recolhas de lixo na costa filipina ou a um flash mob pelo ambiente em Lisboa, o dia do planeta foi assinalado de várias formas.

O Dia da Terra foi criado nos Estados Unidos da América, nos anos 1970 pelo senador Gaylord Nelson, como um protesto contra a poluição. Nos anos 1990, o evento globalizou-se e desde então o dia 22 de Abril é considerado o Dia da Terra – um momento para a humanidade reflectir sobre os factores que ameaçam o planeta que abriga e renovar o empenho mundial em combatê-los.

Neste ano em que se celebra o 45º aniversário do Dia da Terra, as atenções estiveram dirigidas para a cimeira do clima que se vai realizar em Paris no final do ano. Será um evento decisivo, no qual os líderes mundiais terão, de forma consensual, chegar a um tratado climático que substitua o Protocolo de Quioto. “Nem todos temos como agir de maneira sustentável, mas os que têm essa possibilidade podem transformar o mundo”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na sua mensagem para o Dia da Terra.

Veja aqui algumas imagens das comemorações da data um pouco por todo o mundo, incluindo Lisboa, onde foi organizado um flash mob pelo ambiente na Rosa dos Ventos do Padrão dos Descobrimentos.

[nggallery id=1746 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...