As melhores receitas de limpeza natural para usar em casa

Os produtos de limpeza domésticos de fabrico comercial estão carregados de substâncias questionáveis. Embora haja alturas em que terá de usar as “grandes armas” para remover nódoas, a limpeza típica do dia-a-dia pode ser realizada com alguns artigos domésticos muito básicos, poupando-lhe o custo de comprar produtos de limpeza e dissipando dúvidas sobre o que está realmente a pulverizar por toda a sua casa.
Quais são os benefícios dos produtos de limpeza naturais do tipo “faça você mesmo”?
Embora muitas garrafas na prateleira da loja afirmem ser totalmente naturais há muito marketing. Olhe para os componentes reais e provavelmente terá dificuldade em pronunciar muitos deles. Além disso, a água é normalmente o primeiro ingrediente. Fazer os seus próprios produtos de limpeza significa que sabe exatamente o que está dentro dela. Além disso, irá poupar muito dinheiro.
Talvez o maior benefício seja, no entanto, a eliminação de produtos químicos desnecessários e potencialmente perigosos da sua casa. Considere que cada vez que pulverizar uma bancada, poderá, a dada altura, estar a ingerir esse produto de limpeza. Além disso, essas toxinas encontram o seu caminho para o abastecimento de água através de drenagem e águas residuais. Elimine os produtos químicos com estas receitas de limpeza naturais eficazes.
Os ingredientes e as receitas
Quase todos os produtos de limpeza domésticos caseiros dependem de um ou mais ingredientes muito básicos.
Vinagre
O vinagre é o produto de limpeza da natureza. Pode ser utilizado diretamente ou combinado com água em quase todas as superfícies. É ótimo como um produto de limpeza versátil para tudo, desde bancadas, a janelas, a pavimentos. O vinagre branco é seguro para o ambiente e oferece uma desinfeção limpa. Muitas receitas tonificam o cheiro algo ofensivo com óleos essenciais ou cítricos. Note-se que o vinagre não é tão eficaz contra bactérias e germes de vírus como os produtos de limpeza com 99,9% de eficácia, tais como lixívia. No entanto, para a maioria das limpezas diárias, é mais do que adequado.
Para fazer uma mistura de vinagre, usar metade vinagre e metade água. Use água morna se planeia usá-la imediatamente. O calor ajudará a levantar os derrames pegajosos. Se planeia armazenar a mistura, utilize água destilada em vez disso.
Nota: o vinagre branco é uma escolha fantástica para limpar as manchas de água dura das torneiras e chuveiros. Basta pulverizá-lo e limpá-lo ou mergulhar o acessório numa solução de vinagre e observar a crostas a dissolverem-se.
Limão
O sumo de limão tem qualidades antibacterianas e antifúngicas naturais. Além disso, oferece um cheiro delicioso que muitos insetos evitam, tornando-o também um eficaz dissuasor de insetos. Embora muitos produtos comprados na loja tenham um aroma a limão para fazer parecer que tem estas qualidades, incluí-lo nos seus próprios produtos de limpeza dá-lhe a garantia de que é a verdadeira coisa.
Para fazer um limpador de citrinos, pode realmente utilizar qualquer citrino que tenha à mão. Experimente limas, toranjas, laranjas ou qualquer combinação dos acima referidos. Se não tiver casca suficiente de uma só vez, guarde-as num frasco no frigorífico até o fazer. Alternativamente, pode cobrir as cascas com vinagre branco e adicionar continuamente ao boião. Com esta técnica, não tem de o refrigerar. Não são necessárias medidas milagrosas aqui. Basta encher um jarro ou jarro com cascas de citrinos submersas em vinagre. Deixe a mistura mergulhar durante uma a três semanas. Também se pode adicionar lavanda, alecrim, hortelã ou outras ervas para um aroma adicional.
Após algumas semanas, coar a mistura e utilizar o líquido como spray diário para balcões, pias, chão de vinil, maçanetas de porta, interruptores de luz, chuveiros, sanitas e muito mais. Uma vez que este produto de limpeza é bastante ácido, evite utilizá-lo em superfícies de pedra natural, tais como granito e mármore. Encontre também uma alternativa para pavimentos de madeira. Uma opção é adicionar meia chávena de vinagre a um galão de água. Depois adicionar algumas gotas de óleo essencial de limão. Utilize o produto de limpeza em pavimentos de madeira, mas lembre-se de não os saturar em excesso ao esfregar.
Bicarbonato de sódio
Outro ingrediente encontrado em muitas receitas de limpeza, o bicarbonato de sódio oferece uma neutralização superior do odor e tem uma impressionante capacidade de combate às manchas.
Experimente uma receita de uma chávena de água para ¼ chávena de bicarbonato de sódio. Aqueça ligeiramente a mistura numa panela ou no micro-ondas para ajudar a combinar os ingredientes. Em seguida, coloque-a num frasco pulverizador e utilize-a em superfícies de duche e lavatório. Deixe o produto de limpeza sentar-se durante alguns minutos antes de o limpar.
Sabão de Castela
O sabão de Castela é um produto biodegradável feito com azeite de oliva, água e soda cáustica. Foi inventado em Alepo e trazido pelos cruzados para a região de Castela, na Espanha, onde se tornou popular. Há séculos que tem sido usado para tudo, desde lavar o cabelo e o corpo até para limpar o chão e as roupas. Depois de fazer barras de sabão de Castela, pode usá-las na forma sólida ou misturá-las com água para fazer sabão líquido.
Fonte: Keeper of the Home
Comentários estão fechados.