Projeto BlueWave vai promover a Literacia do Oceano nas escolas portuguesas

Este mês, chega a várias escolas portuguesas o projeto “BlueWave – Oceano: o pulmão da Terra – educação rumo a uma sociedade azul e promoção da atenção para com o bem-estar e conscientização sobre o Mar”. Trata-se de uma iniciativa coordenada pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, com a parceria da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) e de Rhys Evans da Norwegian University College of Agriculture and Rural Development, financiada pelos EEAGrants.

O BlueWave tem como objetivo promover a Literacia do Oceano em escolas portuguesas da rede Escola Azul – ou que estejam em processo de integração na rede – aproximando os alunos da à Ciência e à Intervenção Política na Sociedade Civil.

As atividades e sessões desenvolvidas no âmbito do projeto são destinadas alunos do ensino secundário, mais propriamente do 10º ano de escolaridade, no sentido de aproximar esta camada mais jovem que está menos envolvida em ações relacionadas com problemáticas ambientais, em comparação com níveis de escolaridade.

Serão também promovidas campanhas de limpeza de praias e Concursos de Ideias de Empreendedorismo Azul, com o intuito de incentivar os alunos a participar ativamente na resolução de problemas relacionados com o oceano, em particular no que diz respeito à poluição e exploração dos recursos, assim como promover contacto com as comunidades locais, o sector do mar, organizações e entidades de governo locais. Numa fase final, o projeto BlueWave terminará com um Evento de Disseminação, que contará com a participação dos membros do projeto, as escolas participantes, entidades ligadas ao sector do Mar e outras figuras relevantes na matéria, promovendo a partilha de experiências entre todas as partes.

As escolas parceiras que integram a rede mencionada são, a Escola Secundária de Avelar Brotero (Coimbra), Escola Secundária José Saramago (Mafra),  Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço D’Arcos), Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Vila Nova de Gaia), Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (Ílhavo), Escola Secundária Alves Martins (Viseu), Eco-Escola Escola Básica e Secundária Tomás de Borba (Angra do Heroísmo).



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.