Aspirador inovador pode ajudar a reduzir a poluição do ar

O designer holandês Daan Roosegaarde desenvolveu um “aspirador de pó electrónico” que poderá sugar a poluição urbana. O novo mecanismo usa bobinas de cobre para criar um campo electrostático que remove as partículas poluentes do ar. Roosegaarde já está em conversações com o mayor de Pequim, que poderá adoptar a solução inovadora para resolver o grave problema de poluição da cidade.

O aspirador de Roosegaarde purifica o ar em torno do sistema, oferecendo às pessoas nas proximidades ar limpo e fresco para respirarem. O sistema é composto por bobinas de cobre subterrâneas, instaladas numa grande área. As partículas atmosféricas poluentes dentro do perímetro das bobinas são atraídas em direcção ao solo, criando uma clareira de ar fresco com dimensões entre os 50 e 58 metros de diâmetro. As partículas são depois recolhidas e eliminadas.

De acordo com o Inhabitat, o projecto foi inspirado no grave problema de poluição do ar de Pequim que Roosegaarde sentiu em primeira mão durante uma recente viagem à cidade. Depois de observar as flutuações das camadas de smog que cobrem a cidade de dia para dia, decidiu desenvolver uma solução de design que permita melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais.

Ao longo dos próximos 18 meses, Roosegaarde continuará a desenvolver a tecnologia e, eventualmente, irá instalar a bobina de cobre debaixo da relva de um espaço semelhante a um parque. Embora não vá eliminar a fonte de poluição do ar, o sistema poderá proporcionar um alívio temporário e proteger os cidadãos de uma série de problemas de saúde relacionados com a poluição.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...