Associação Geoparque Oeste avança com candidatura de alargamento para mais de 3000 km²
A AGEO – Associação Geoparque Oeste submeteu, dia 27 outubro, à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura de alargamento do seu território numa percentagem superior a 10%, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta candidatura tem como objetivo o reconhecimento da Rede de Geoparques Mundiais da UNESCO, de um território composto pelos concelhos de Alenquer, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e ainda numa área subaquática que liga esta linha de costa ao arquipélago das Berlengas, passando dos seus atuais 1154km² para 3041km².
Para João Serra, representante do município da Lourinhã na Presidência da Direção da AGEO, “a submissão desta candidatura representa o trabalho desenvolvido pelos 8 municípios nos últimos dois anos, mostrando o empenho e dedicação de todos, colocando de lado as diferenças políticas em prol de um objetivo único para a região Oeste, o reconhecimento e atribuição da chancela de Geoparque Mundial da UNESCO”.
Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, assume que “esta candidatura foi um desafio técnico e profissional único que exigiu muito da equipa, mas também dos Executivos Municipais que a subscrevem. Se em março de 2024, com o reconhecimento do território dos seis municípios com a chancela de Geoparque Mundial da UNESCO percebemos que esta era uma oportunidade única para o desenvolvimento da região, com esta candidatura acreditamos que mais do que uma oportunidade, poderemos assumir que este novo território poderá ser uma referência mundial na Rede Global de Geoparques, pela sua dinâmica, mas sobretudo pela sua oferta científica, já que entregamos uma candidatura com mais de 600 referências bibliográficas ao nível das Geociências e com mais de 20 geossítios de reconhecimento internacional.”
Esta candidatura será deliberada na próxima reunião do Comité da Rede portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e submetida pela Comissão Nacional da UNESCO à missão portuguesa na UNESCO. Entre junho e agosto de 2026, o Geoparque Oeste acolherá a missão técnica da UNESCO e em setembro desse mesmo ano a Comissão Executiva da Rede Global de Geoparques delibera sobre o relatório da missão técnica. Na primavera de 2027 será deliberado pela Comissão Executiva da UNESCO a agregação destes novos territórios no Geoparque Oeste.