Associação Portuguesa de Bioindústria é membro fundador da European Bioeconomy Clusters’ Alliance

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) é um dos membros fundadores da European Bioeconomy Cluster’s Alliance (Aliança Europeia de Clusters de Bioeconomia), uma iniciativa estratégica que reúne 14 clusters de bioeconomia de 11 países europeus, que foi oficialmente lançada, no início deste mês, em Bruxelas, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a European Bioeconomy Clusters’ Alliance tem como missão promover a bioeconomia circular e sustentável, impulsionar políticas de sustentabilidade e fomentar a colaboração intersectorial em toda a Europa. Esta iniciativa visa acelerar a industrialização e comercialização de produtos e serviços inovadores de base biológica, contribuindo para a competitividade e resiliência do continente face aos desafios climáticos e ao contexto económico.
Para atingir os objetivos, a Aliança procura estabelecer relações entre a indústria, os centros de investigação e os decisores políticos, com o objetivo de fomentar projetos conjuntos de investigação, desenvolvimento, demonstração ou parceria comercial. Os clusters apoiarão o início destes projetos e apoiarão a angariação de fundos privados e/ou públicos para financiar os projetos.
A P-BIO, enquanto associação nacional que agrega empresas e entidades do setor da Biotecnologia, tem vindo a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da bioeconomia em Portugal, participando ativamente em projetos europeus e promovendo a inovação no setor.
“A P-BIO orgulha-se de integrar este grupo de clusters europeus e compromete-se a continuar a contribuir para o desenvolvimento de uma bioeconomia inovadora e sustentável, tanto a nível nacional como europeu”, assinala Simão Soares, Presidente da P-BIO. “A sua integração como membro fundador desta Aliança europeia reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido e a importância estratégica de Portugal no panorama da bioeconomia europeia”.
A bioeconomia circular é uma ferramenta essencial para combater as alterações climáticas e alcançar os objetivos do European Green Deal e do Clean Industrial Agreement. Através desta Aliança, os membros fundadores irão explorar parcerias colaborativas, alinhadas com as estratégias nacionais e regionais de bioeconomia, para impulsionar a inovação e a transição para uma economia mais sustentável e regenerativa.
O lançamento da European Bioeconomy Clusters’ Alliance contou com a presença de representantes da Comissão Europeia, líderes da indústria e atores do setor, destacando-se a importância desta iniciativa para o futuro da bioeconomia na Europa.