Associação Portuguesa de Jardins Históricos convida a 12 ‘Garden Experiences’ no país

A Associação Portuguesa de Jardins Históricos (AJH) acaba de lançar um desafio a todos os portugueses: conhecerem os jardins históricos do Norte e Centro do país, através de 12 experiências turísticas únicas.

As Garden Experiences são um produto turístico inédito em Portugal, que junta um total de 29 jardins, na sua maioria privados, e que foi desenhado como resposta à pandemia que afetou as visitas a estes espaços.

Como refere Teresa Andresen, Presidente da AJH, “São espaços muito belos e muito amados. Mas, são frágeis e reclamam uma continuada manutenção. São muito diversos e, de um modo geral, oferecem produtos complementares a uma visita de qualidade como seja a possibilidade de dormir, provar vinhos e produtos gastronómicos, contactar com os próprios proprietários e jardineiros. Naturalmente que esta oferta configura uma forma de procurar apoiar a recuperação e a conservação do nosso património”.

As propostas turísticas são comercializadas em packs, através das agências de viagens ClubTour e TravelTailors. Nestes packs encontram-se alguns dos jardins históricos mais emblemáticos de Portugal, como o Parque das Pedras Salgadas, o Jardim Botânico do Porto, a Quinta da Aveleda, a Mata do Bussaco, a Casa de Mateus, a Quinta das Lágrimas, entre muitos outros.

“Os packs foram concebidos de forma diversificada, com durações diferentes, em modo flexível pois fica ao critério do visitante adicionar mais tempo ou mais lugares à sua experiência. (…) Incluem visitas guiadas pelos próprios proprietários ou seus representantes, mas se o visitante quiser explorar por si o tem, também, sugestões para visitar novos lugares ou revisitá-los agora num contexto novo”, explica Teresa Andresen.

As 12 experiências turísticas são:

  1. Jardins, Douro e Vinhos;
  2. Jardins do Dão (1 dia);
  3. Jardins do Dão (2 dias);
  4. Douro Premium (Vale Abrãao – Six Senses ou Viscondes da Várzea);
  5. Ribeira Lima (Paços de Calheiros ou Paço de Vitorino);
  6. Jardins do Minho;
  7. Verdes Jardins, Verdes Vinhos;
  8. Norte com Alma;
  9. Coimbra: Jardins, Lendas e Natureza;
  10. Jardins de Basto.

Da Ribeira-Lima, ao Douro, passando pelo Tâmega, Minho e Dão, de Vidago a Coimbra, há histórias e jardins para descobrir. “A ideia surge associada aos longos períodos de encerramento que estes lugares viveram com a pandemia e agora pretende-se oferecer uma experiência de proximidade, mais intimista, com mais tempo, orientada para pequenos grupos num tempo em que mais do que nunca compreendemos a necessidade de nos ligar e nos reconciliar com a natureza. É isto – visitem os jardins históricos de Portugal”, desafia a Presidente da AJH.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...