Aumento do CO2 na atmosfera está a fazer crescer as plantas

As regiões mais secas do mundo têm registado um aumento da quantidade de vegetação. Este fenómeno pode derivar da forte presença de dióxido de carbono na atmosfera.

Green Savers

Os cientistas acreditam que o aumento nos níveis de dióxido de carbono fez crescer a quantidade de vegetação em algumas partes do mundo. Após o estudo de imagens de satélite captadas entre 1982 e 2010, eles deram conta de um aumento dramático das plantas na maioria das regiões mais secas do mundo.

Estas regiões incluem partes de África, América do Norte, Médio Oriente e o interior da Austrália. Entre 1982 e 2010, os níveis de CO2 na atmosfera aumentaram 14% – no mesmo período, a folhagem aumentou 11% nessas regiões.

A análise foi realizada por Randall Donohue e a sua equipa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, em Camberra, Austrália.: “Os satélites são muito bons a detectar mudanças na cobertura foliar total e é em ambientes quentes e secos que se espera que o CO2 tenha mais influência”, explicou Donohue.

O dióxido de carbono actua como um isolante e faz com que as temperaturas aumentem, mas é também vital para o crescimento das plantas. De facto, vários estudos têm revelado a ocorrência de um aumento médio da vegetação em todo o mundo.

A fotossíntese utiliza a energia da luz solar, CO2 e água. A folha pode captar mais CO2 do ar ou água, durante o processo – ou fazer as duas coisas, na presença de altos níveis de carbono.

Apesar deste crescimento, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa supera em muito os benefícios. Se os níveis de dióxido de carbono continuarem a subir, algumas regiões da Terra podem mesmo tornar-se inabitáveis – sem que nenhuma planta em desenvolvimento o consiga impedir.

Foto: Sob licença Creative Commons

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.