Austrália: empreendedor lança água feita de resíduos da indústria da fruta e vegetais



O químico industrial australiano Bruce Kambouris laçou uma água – AquaBotanical – que é inteiramente feita a parte de subprodutos das indústrias da fruta e vegetais. De acordo com o Guardian, que falou com um empreendedor, a inspiração para o novo produto surgiu de vários anos a trabalhar com empresas da área dos sumos de fruta. “Não percebia por que razão o processo de concentração do sumo punha de lado esta grande fracção aquosa que tinha vários nutrientes, vindo dos frutos e vegetais”, explicou Kambouris

“Na Austrália, cerca de 20.000 milhões de litros de água provêm das frutas e vegetais processados. São 800 litros de água de cada tonelada de fruta processada. Pensei que, se a filtrássemos, podíamos ganhar uma fonte credível e sustentável de água – e ajudarmos não só o ambiente como também a humanidade”, revelou.

Nos últimos meses, Kambouris assinou acordos com várias empresas ligadas às frutas e vegetais – como a Lamattina Beverages, Mildura Fruit Juices e Boundary Bend – recolhendo e filtrando a liquefacção indesejada das laranjas, cenouras, azeitonas e beterrabas, entre outros. A água que resulta deste processo é ligeiramente doce e tem um sabor a fruta.

O produto já é servido em vários cafés e restaurantes australianos. O próximo passo, segundo Kambouris, é expandir a marca para supermercados e lojas até ao final do ano, sendo que a empresa tem capacidade para engarrafar até 100 milhões de litros de água todos os anos.

Segundo estimativas governamentais, a Austrália gasta 7,5 milhões de toneladas de comida todos os anos, através das cadeias municipais, comerciais e industriais. Os lares australianos, por seu lado, atiram foram entre €5 e €6,5 mil milhões de alimentos em bom estado por ano.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...